Notícias
MEGA EVENTO
MinC realiza o MICBR em Belém-PA. Saiba o que é o evento
Reunir compradores e vendedores no mesmo espaço é o cenário perfeito para o sucesso de uma rodada de negócios. Nessa perspectiva, o Ministério da Cultura (MinC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) realizam, de 8 a 12 de novembro de 2023, em Belém (PA), a 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR 2023). O maior mercado público de indústria criativa do país contará com uma série de atividades para 15 setores criativos, seis a mais que a última edição.
Serão contempladas no MICBR as Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Uma Cozinha-Show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região norte vai marcar o espaço da gastronomia no evento.
Realizado pela primeira vez na Amazônia, o mega evento de promoção de negócios da cultura se insere em uma política pública para o setor, foi criado para fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o mercado reúne compradores e vendedores de bens e serviços de vários países em um intercâmbio focado no potencial econômico da cultura.
Neste ano, o Ministério da Cultura investiu R$1,118 milhão no edital para levar 260 empreendedores culturais e criativos brasileiros ao evento, que terão a oportunidade em participar de diversas rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias especializados, conferências, mesas de debate e atividades culturais. No total, 947 profissionais se inscreveram.
Considerado uma plataforma de negócios com o objetivo de impulsionar a internacionalização de transações comerciais e a formalização de parcerias e negócios não-monetários, o MICBR é um divisor de águas na carreira de empreendedores culturais.
Participante da última edição do MICBR, em 2021, e do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), onde chegou também por meio do edital do MinC, a presidente do Instituto Cultural Abrapalavra, Aline Cãntia, recomenda a experiência. “Além das rodadas de negócios, o evento oferece oportunidades para interagir com pessoas de diversas áreas, para conhecer as possibilidades de fomento do Ministério e de compartilhar experiências”, afirma.
Ela também chama a atenção para o clima de interação que o evento emana. “Ele é coletivo, mesmo que cada um seja selecionado individualmente. Participar é uma oportunidade de estar junto com outros profissionais, trocar ideias nos corredores e explorar uma ampla gama de atividades, desde palestras até apresentações artísticas”, completa.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembra que a economia criativa é responsável por mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “Nosso país tem um potencial enorme para se desenvolver social e economicamente através da cultura. O MICBR é parte central da política pública do Ministério e do Governo Federal voltada à promoção de mercados criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa”, explica.
Novidades
Depois de duas edições, a primeira em São Paulo, em 2018, e a segunda, virtual, em 2021, o MICBR volta com novidades. Pela primeira vez, o mercado contará com rodadas separadas para cada setor das artes cênicas - circo, dança e teatro. Outras novidades são a estreia no evento do hip hop e a inclusão de um setor voltado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formativas.