Notícias
TERRITÓRIO
MinC participa do Seminário Ceará Filmes e reforça compromisso com o audiovisual regional
Foto: Deivyson Teixeira
Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Cultura (MinC), representado pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, marcou presença na mesa O papel da Ceará Filmes como política pública para o desenvolvimento do setor audiovisual cearense, realizada durante o Seminário Ceará Filmes. O evento é promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e reúne especialistas e profissionais do setor audiovisual.
A mesa contou também com a participação de Luisa Cela (Secult/CE), Paulo Alcoforado (Agência Nacional do Cinema - Ancine), além da mediação de Camila Vieira. O debate buscou sensibilizar a comunidade cinematográfica e audiovisual sobre o papel estratégico da Ceará Filmes no fortalecimento das políticas culturais no Ceará e no Brasil, dialogando diretamente com representantes de empresas, produtoras independentes e demais interessados no setor.
Em sua fala, Joelma Gonzaga destacou o lançamento da pesquisa Políticas para a Descentralização do Audiovisual no Brasil, desenvolvida pela SAV em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apresenta resultados significativos nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, e também enfatizou a importância da retomada dos arranjos regionais como uma política estratégica para fortalecer o compromisso com o pacto federativo.
Joelma reforçou a visão ampliada sobre o tripé do audiovisual – produção, distribuição e difusão –, destacando que ele só se completa com a inclusão de dois pilares fundamentais: formação e preservação. “Esse tripé que comumente falamos é falho se a gente não fala também da formação e da preservação”, pontuou.
Para ela, eventos como o Seminário Ceará Filmes são fundamentais para consolidação do diálogo entre gestores públicos, sociedade civil e profissionais do audiovisual: “A Ceará Filmes tem um papel estratégico no fortalecimento das políticas culturais regionais e na ampliação das oportunidades para o setor”, afirmou.
O seminário, que acaba nesta terça-feira (19), contou com mesas redondas e escutas temáticas, promovendo um espaço de troca de conhecimentos e propostas entre sociedade civil e gestores públicos, com o objetivo de construir coletivamente estratégias para a implantação da Ceará Filmes, consolidando-a como uma política pública essencial para o desenvolvimento do setor audiovisual cearense e nacional.