Notícias
ENCONTRO
MinC marca presença na 48ª Reditec com discussões sobre cultura e educação profissional
Foto: Reditec
Com uma programação repleta de conferências, palestras e apresentações, nesta quarta-feira (23), o Ministério da Cultura (MinC) participou do segundo dia da 48ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional (Reditec) 2024, realizada em Caldas Novas, Goiás.
Representando o MinC, o diretor de Políticas para Trabalhadores da Cultura, Deryk Santana, esteve na composição da mesa Extensão, Cultura, Territórios e Comunidades: Contribuições para o Processo de Interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
Ele destacou como as políticas culturais podem contribuir para o fortalecimento da Rede, especialmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.
“A Rede Federal tem um papel central na formação de trabalhadores por sua vocação e capilaridade e, por isso, pode e deve expandir, e muito, sua oferta de cursos na área da cultura. Por essa razão, o MinC tem concentrado esforços na articulação entre as políticas de expansão e consolidação da rede e as políticas culturais como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que atingiram, respectivamente, 98% e 97% dos municípios brasileiros. A partir desse investimento descentralizado, gerou oportunidades de emprego e renda e, consequentemente, demanda formativa para profissionais envolvidos nesse arranjos produtivos”, enfatizou.
Reditec 2024
Com o tema Raízes do Futuro: Interiorização e Democratização da Rede Federal, o evento que vai até quinta-feira (24), reúne gestores, educadores e autoridades do setor educacional. Organizada pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), o evento busca discutir políticas, estratégias e desafios enfrentados pelas instituições de ensino profissional e tecnológico no país. Além de promover a troca de experiências, aprimoramento de práticas de gestão e pedagógicas e o desenvolvimento das instituições.
A programação da Reditec inclui ainda cinco conferências, 15 palestras e a apresentação de 40 experiências bem-sucedidas em diversas áreas. Entre os temas abordados estão a interiorização da Rede Federal como fator indutor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país; a permanência e o êxito dos estudantes nas instituições; o currículo integrado do ensino médio e a educação profissional; e o financiamento das políticas e ações da Rede Federal.
O encontro é considerado um dos mais importantes no cenário educacional brasileiro, sendo organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com apoio do Ministério da Educação (MEC).