Notícias
FORMAÇÃO
MinC e UFCA iniciam aulas-espetáculo do projeto Ciclo de Saberes
Foto: Aglaíze Damasceno Procult/UFCA
Realizar ações de arte e cultura com mestres e mestras na universidade e na comunidade, com a oferta de aulas-espetáculos em diversas linguagens artísticas para o fortalecimento da relação entre Educação, Ciência e Cultura da Chapada do Araripe, localizada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Com esse objetivo, o projeto Ciclo de Saberes tem sua aula inaugural na próxima quarta-feira (23), na ONG Beatos, no Crato. A ação é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio das secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), e pela Universidade do Cariri (UFCA), com a condução dos trabalhos pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).
A primeira atividade da programação é a aula-espetáculo, às 14 horas, da Mestra Dora, que tem como tema o Artesanato Ancestral. Em seguida, às 16 horas, Mestre Dodô fala sobre o Reisado.
As apresentações são livres e gratuitas. A valorização e a preservação dos saberes tradicionais caririenses é a pauta principal do projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe.
Edital
O Ciclo de Saberes terá ações formativas, como oficinas e aulas espetáculos, em diversos espaços da região – como a universidade, as escolas do Cariri (CE) e, ainda, os espaços de criação dos próprios dos mestres e mestras participantes. O edital foi lançado e a chamada pública credenciou 40 mestres e mestras interessados. Eles farão a partilha dos seus saberes e ofícios, além de apresentar manifestações da cultura brasileira que serão transmitidas em ambientes diversos de Educação. As aulas-espetáculos têm início no dia 23 de abril e seguem nos meses de maio e junho.
A troca entre saberes tradicionais e acadêmicos contribui para a valorização do patrimônio material e imaterial do Cariri, bem como da valorização dos saberes tradicionais, explica Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC. “Esses senhores e senhoras são guardiões de memórias, de artes e ofícios importantes para a promoção da diversidade cultural brasileira e do nosso patrimônio cultural também: são senhores da ancestralidade. O projeto é uma política de transmissão de saberes, mas também de formação, compreendendo os espaços das universidades, levando em conta que algumas universidades brasileiras têm o título Notório Saber para os mestres da cultura”, explicou o secretário.
De acordo com a titular da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA, Aglaíze Damasceno, “estamos promovendo uma oportunidade de o público e da comunidade caririense ter, de fato, um encontro direto e rico com Mestres e Mestras aqui da região. Então essa ação vem nesse lugar, de consolidação e fortalecimento da cultura popular”.
Ciclo de Saberes
A iniciativa propõe estimular, promover e realizar ações, em diversas linguagens artísticas, que fortaleçam a relação entre Educação, Ciência e Cultura da Chapada do Araripe, compreendendo as artes e ofícios dos mestres da cultura como expressões e manifestações da cultura brasileira que precisam ser transmitidas em ambientes diversos de Educação.
As aulas-espetáculo do Ciclo de Saberes serão realizadas nos campi da UFCA, em escolas públicas dos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Icó e Juazeiro do Norte, assim como nos locais de atuação dos Mestres e Mestras participantes do projeto. A seleção dos representantes de diferentes manifestações culturais do Cariri foi efetuada a partir de chamada pública, edital 04/2024/Minc/Procult-UFCA, coordenada pela UFCA, como forma de garantir de maneira ampla o credenciamento dos interessados.
O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe é realizado pelo MinC, por meio da Sefli e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na UFCA, a condução dos trabalhos está a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O projeto tem, ainda, o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.
Cultura e Educação
O projeto começa com uma iniciativa no Ceará, mas deve, por meio de parceria junto ao Ministério da Educação (MEC) visando a promoção da diversidade e da cidadania cultural, se espalhar por outras universidades e regiões do país.
O MinC criou uma rede junto ao MEC, que é a rede das Universidades Federais que atuam com o título Notório Saber, para ampliar o número de mestres e mestres reconhecidos com essa titulação no Brasil, mas, para além do título, ter ciclos de saberes em outros lugares, com parcerias em outras universidades brasileiras.
Em junho de 2024, durante evento de lançamento do projeto, houve a assinatura do Memorando de Entendimento entre MinC, UFCA e Secult Ceará para implementação de políticas públicas de cultura na região do Cariri Cearense, e ações articuladas para formalização do Ciclo de Saberes dos Mestres da Cultura da Chapada do Araripe e suas respectivas parcerias.
Durante o evento em 2024, Tião Soares, diretor de Promoção das Culturas Populares da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), ressaltou que "para se entender sobre uma política cultural é importante compreender a cultura como uma política organizadora da educação e que a impulsione para a pluriepisteme dos conhecimentos tradicionais na universidade e nos espaços aonde a educação acontece”, declarou.
*com informações complementares da Ascom da UFCA.
Serviço
Aulas-espetáculo inaugural do projeto Ciclo de Saberes
Quando: 23/04/2025 (quarta-feira)
Horário: 14h e 16h
Local: ONG Beatos, na Rua Cícero Alves de Souza, 182, Zacarias Gonçalves, no Crato (CE)