Notícias
SAV
MinC e OEI lançam editais de contratação de consultores para setor audiovisual
Foto: OEI
O Ministério da Cultura (MinC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) estão selecionando consultores para fortalecer a cultura audiovisual no Brasil. As contratações, via edital, estão detalhadas aqui.
"A construção das políticas públicas que a Secretaria do Audiovisual (SAV), liderada pela secretária Joelma Gonzaga, busca, neste primeiro ano de governo, são melhores práticas e debates junto à sociedade civil. Neste sentido, a contratação destas duas consultorias aprofunda de maneira especializada os programas e projetos na área de preservação e streaming", explica a diretora de Preservação e Difusão Audiovisual, Daniela Santana Fernandes.
Uma modalidade de consultor será responsável por propor um modelo de governança para a Rede Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais, iniciativa do MinC para criar uma rede de instituições públicas e privadas que trabalham com a preservação audiovisual no Brasil. Veja mais informações aqui.
Outra modalidade é para ser responsável por subsidiar a Secretaria de Audiovisual (SAV) do MinC na concepção, acompanhamento e implementação da Plataforma de Difusão de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros Sob Demanda, conhecido como Vídeo On Demand (VOD). A plataforma disponibiliza filmes, séries, documentários e outros formatos de conteúdo audiovisual produzidos no Brasil. Saiba mais sobre esse processo de contratação aqui.
Consultor para a RNAA
O consultor para a Rede Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais (RNAA) deve ter formação superior em áreas relacionadas à cultura, comunicação, gestão pública ou semelhantes. Também é necessário ter experiência mínima de sete anos com documentos de preservação audiovisual. Especialização na área de políticas de cultura é um diferencial.
As principais atribuições do consultor incluem propor um modelo de governança que seja descentralizado, participativo e eficaz; identificar possíveis benefícios para os participantes da RNAA; definir como a rede deve ser implementada; criar um formulário de adesão à rede.
Consultor para a Plataforma VOD
O consultor para a Plataforma VOD deve ter formação superior em áreas relacionadas à comunicação, audiovisual ou tecnologia da informação. Também é necessário ter experiência em desenvolvimento de plataformas digitais e em gestão de projetos.
As principais atribuições do consultor incluem, neste caso, elaborar um modelo de governança para a plataforma, incluindo ações, programas e documentos técnicos de referência; garantir o funcionamento adequado da plataforma e o acesso a conteúdos de qualidade para o público brasileiro.
A contratação dos dois consultores é uma importante iniciativa do MinC e da OEI para fortalecer a cultura audiovisual no Brasil. Os consultores terão a missão de elaborar modelos de governança que sejam eficazes e eficientes, garantindo que as redes e plataformas sejam bem-sucedidas em seus objetivos.