Notícias
SOS RS
MinC e Governo do Estado do Rio Grande do Sul formam Comitê para alinhar ações emergenciais para comunidade cultural
Foto: Juliana Uepa/ MinC
Integrantes do Sistema MinC reuniram-se nesta sexta-feira (10) em videoconferência com a Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) para alinhar as ações emergenciais entre as pastas no âmbito da cultura diante da calamidade pública no Rio Grande do Sul.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, colocou a Pasta à disposição para auxiliar o estado, anunciando a formação de um Comitê de Trabalho junto à SEDAC. "O MinC está à disposição da população gaúcha e, seguindo às determinações do presidente Lula, vamos unir esforços às ações do estado e dos municípios do Rio Grande do Sul nesse momento", afirma a chefe da Cultura.
O secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, disse que a partir do encontro será criado um roteiro de trabalho. “O objetivo inicial é alinharmos estratégias conjuntas de mapeamento imediato para que a gente chegue num resultado rápido para medir os impactos no setor cultural público e privado”.
“Sob a liderança da ministra Margareth, e tendo em mãos o mapeamento das áreas atingidas, será possível anunciar um conjunto de ações para que a gente possa desenvolver aqui pelo MinC, como, por exemplo, a articulação que estamos fazendo com as empresas privadas, patrocinadoras da Lei Rouanet, para uma ação destinada ao RS, com a expectativa de disponibilização de R$ 100 milhões em patrocínios”, conta o secretário-Executivo.
A secretária estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, ressaltou que é imprescindível a comunhão neste momento. “Para que as nossas políticas possam chegar à comunidade cultural. Inicialmente estamos trabalhando no sentido de salvamento. A gente conseguiu fazer o salvamento de acervos muito relevantes como o do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Estamos começando a trabalhar com os salvamentos e um quadro das iniciativas que a Secretaria tem tomado no sentido de auxiliar o socorro. Nos municípios muito fragilizados o estado vai ter que atuar diretamente”.
No rol das propostas de ações pontuadas durante a reunião do Sistema MinC, há imediatas, de médio e longo prazo. Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fernanda Castro, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e representantes da Fundação Cultural Palmares (FCP) apresentaram planos específicos de atuação voltado às populações e equipamentos atingidos.
Durante a reunião, a SEDAC apresentou balanços parciais dos equipamentos culturais afetados ou completamente destruídos pelas enchentes. A verificação dos estragos é gradual, já que em muitos pontos o nível da água ainda é muito alto e impede as ações de mapeamento.
Participaram da reunião, ainda, os secretários Cassius Rosa (Executiva); Márcia Rollemberg (Cidadania e Diversidade Cultural); Cecília Sá (Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais); e Henilton Menezes (Fomento e Incentivo Cultural); além de representantes do MinC e do poder público do Rio Grande do Sul.