Notícias
EMPREENDEDORISMO CRIATIVO
Setores do MICBR: Gravações musicais faturaram R$ 1,19 bi no primeiro semestre de 2023
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Expressão artística e cultural presente no dia-a-dia das pessoas, a música tem grande relevância econômica. Somente nos seis primeiros meses de 2023, a Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país, registrou que o segmento faturou R$ 1,191 bilhão - 12,6% a mais que o mesmo período do ano anterior. O levantamento considera somente as receitas nos formatos digital e físico.
No Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023, o setor terá 23 empreendedores selecionados. O encontro será realizado em Belém, no Pará, de 8 a 12 de novembro.
Streaming
O avanço das mídias digitais vem transformando o consumo e a produção de música. O maior responsável pelo crescimento do mercado nos primeiros seis meses deste ano foi o streaming - 99,2% do total das receitas, que aumentaram 12,4%, chegando a R$ 1,181 bilhão.
Os lucros com assinaturas em plataformas digitais alcançaram R$ 775 milhões, um crescimento de 17,8%. Já o faturamento do streaming remunerado por publicidade foi de R$ 406 milhões, 3,2% a mais em comparação ao mesmo período de 2022.
As receitas de vendas físicas tiveram faturamento de R$ 8 milhões - 0,6% do total da indústria fonográfica brasileira. No formato físico, os discos de vinil foram os mais vendidos, com ganhos de R$ 5 milhões. Na sequência vieram os CDs, com R$ 3 milhões.
Mercado mundial
Em 2022, o mercado fonográfico brasileiro arrecadou R$ 2,526 bilhões - 15,4% a mais que em 2021. Com isso, saltou duas posições no ranking da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Atualmente, o país ocupa agora o 9º lugar no mercado mundial da música.
Direitos autorais
De acordo com o relatório “O que o Brasil Ouve”, divulgado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a participação do streaming cresceu em importância na arrecadação de direitos autorais. Até novembro de 2021, o setor contabilizou R$ 225,6 milhões arrecadados em execução pública das plataformas.
Mulheres
No mercado da execução pública de músicas no país, a presença feminina ainda é discreta quando comparada aos homens, mas a situação vem mudando. É o que aponta a terceira edição do estudo “Mulheres na Música”, também do Ecad.
Em 2022, as mulheres titulares (compositoras, intérpretes e musicistas) receberam 8% do total destinado às pessoas físicas na distribuição de direitos autorais - cerca de R$ 58 milhões. Na comparação com 2021, o valor significa um aumento de 45%.
Shows
Um dos segmentos que impulsiona a indústria da música, o mercado de shows e eventos teve em 2022 um crescimento de 309,5% em relação a 2021, segundo o Ecad. Foram cerca de 55 mil.
Também em 2022, o Ecad distribuiu R$ 1,2 bilhão em direitos autorais, um crescimento de 36,6% em comparação a 2021.
Realização
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Setor
A edição 2023 do MICBR selecionou os seguintes empreendedores da música:
- empreendedores(as) que atuam em festivais, casas de shows, centros culturais, artistas, bandas, managers/produtores(as), agências de produção de música original para produções audiovisuais, “booking agency”, distribuidoras (física e digital);
- selos discográficos/gravadoras, editoras, estúdios, agências de “music branding”, serviços de gestão de direitos autorais, gestores(as) de turnês (tour management/produção local), estúdios de gravação/produtoras de gravação, serviços de “streaming” de vídeo/áudio;
Conheça a lista de 23 empreendedores selecionados para representar o setor Música no MICBR 2023:
Selecionados |
Empreendimento representado |
Setor |
Perfil |
REGIÃO |
Alessandra Garcia Grandini |
Festival Vambora |
música |
Vendedor |
Centro-Oeste |
Daniel Fagundes de Souza |
música |
Vendedor |
Sul |
|
Daniel Gonçalves Morelo |
MM Projetos Culturais |
música |
Comprador |
Sudeste |
Dayse de Hansa Nogueira Lima |
Sala de Produções e Eventos Ltda |
música |
Comprador |
Centro-Oeste |
Diego Coiro Tortorelli |
Mapa Produtora |
música |
Vendedor |
Sul |
DJ Mam - Marco Aurélio Marinho |
DJ MAM |
música |
Comprador |
Sudeste |
Edilana Magalhães Amarilha |
Festival Carambola |
música |
Comprador |
Nordeste |
Elizabete Silva do Nascimento |
Batuque Empreendimentos Artísticos |
música |
Vendedor |
Nordeste |
Gustavo Macedo Freitas |
Saturno Cultural Ltda |
música |
Vendedor |
Centro-Oeste |
Joaquim Tadeu Correa Gondim Júnior |
Almério / Martins |
música |
Vendedor |
Nordeste |
José Andreas Curbelo Knutson |
Ocho Bajos |
música |
Vendedor |
Sul |
Josevaldo de Almeida Silva |
Som do Sisal |
música |
Vendedor |
Nordeste |
Lívia Cunha de Oliveira |
Doca1 |
música |
Comprador |
Nordeste |
Luciana Adão de Paula Andrade |
Instituto Oi Futuro |
música |
Comprador |
Sudeste |
Maria Aparecida Gonçalves |
Casa do Batuque Produções Artísticas |
música |
Vendedor |
Sudeste |
Paula Fernanda Marques Caldas Terra Rios da Silveira |
Batedeira Cultural |
música |
Vendedor |
Centro-Oeste |
Roberto Largman Borovik |
Alter do Som |
música |
Vendedor |
Norte |
Sissymara de Lima Mendes |
Casa de Caba |
música |
Vendedor |
Norte |
Susanne Lilen Leite Farias |
Duas Telas Produtora Cultural |
música |
Vendedor |
Norte |
Tâmara Jacinto Elias |
Onã Produções |
música |
Comprador |
Centro-Oeste |
Vanessa Clarice Damasco |
#estudeofunk |
música |
Vendedor |
Sudeste |
Victor Reis da Silva |
Rio Comprido Cultural |
música |
Vendedor |
Sudeste |
Wanderson Lemos Soares |
Wanderson Lemos |
música |
Vendedor |
Sudeste |
Serviço
3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)
Quando: 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/n – Marco - Belém (PA)
Aberto ao público e com entrada gratuita.
Outras informações e programação: gov.br/micbr
Instagram: @micbr
Credenciamento de imprensa. Clique aqui.
Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687