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Jovens Repórteres entrevistam a ministra Margareth Menezes no RJ
Foto: Victor Vic/ MinC
Na manhã desta sexta-feira (9), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, foi palco de um encontro especial entre a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e os Jovens Repórteres da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). Os adolescentes do Projeto Jovem Repórter entrevistaram a ministra sobre a política cultural do país e o impacto da economia criativa. A coletiva é um evento paralelo à programação oficial do G20 e ao Seminário de Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América.
Durante a entrevista, Margareth Menezes destacou a importância da economia criativa como uma ferramenta essencial para a transformação social e econômica, especialmente para os jovens. Ela explicou que a economia criativa abrange setores como o artesanato, teatro e música, e que está cada vez mais integrada ao ambiente digital, criando novas profissões e oportunidades de renda.
“A economia criativa gera transformação. Sou um exemplo de como a música pode melhorar a vida. Estamos trazendo uma política da economia criativa das indústrias culturais, fortalecendo ações nas escolas, nas universidades e potencializando os mapas regulatórios desse setor”, afirmou a ministra, enfatizando a necessidade de políticas públicas que fortaleçam esse setor.
Ela também falou sobre a iniciativa do governo federal de reativar a Secretaria da Economia Criativa no Ministério da Cultura, sob a liderança da professora Cláudia Leitão. O objetivo é desenvolver políticas que promovam a inclusão e o desenvolvimento de jovens em áreas culturais.
“Queremos implementar políticas que considerem a geração de emprego e renda e a transformação da vida das pessoas. Estamos atendendo uma necessidade da sociedade e do setor artístico”, disse Margareth.
Victor Hugo Guerra Nascimento, de 16 anos, do Ciep 218 Intercultural Brasil-Turquia, questionou como as diretrizes da economia criativa podem impactar comunidades carentes. Em resposta, Margareth Menezes ressaltou o compromisso do governo em garantir que todos os brasileiros tenham acesso à cultura e aos direitos básicos, como educação e saúde.
"O propósito maior, como sempre destaca o presidente Lula, é desenvolver políticas que realmente alcancem quem mais precisa. É fundamental garantir que todos os cidadãos brasileiros tenham seus direitos assegurados, especialmente em relação à educação, saúde e acesso à cultura. Estamos focados na nacionalização de iniciativas, assegurando que legislações como a Lei Rouanet beneficiem todas as regiões do país, do Norte ao Sul e do Centro-Oeste. Nosso olhar está voltado para todo o Brasil”, explicou.
Educação
Manuella Lanes Nobre Souza, do Ciep 413 Intercultural Brasil-México, de São Gonçalo, levantou a questão sobre o acesso desigual à educação cultural no Brasil. Segundo a ministra, o MinC está trabalhando em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para levar projetos culturais para as escolas de todo o país, com o objetivo de incluir aulas de arte e cultura na grade curricular.
“No Ministério da Cultura, trabalhamos intensamente para integrar a cultura em diferentes ambientes, especialmente na educação. Estamos em parceria com o Ministério da Educação para desenvolver projetos que levem mestres da cultura popular, como professores de violão e teatro, para dentro das escolas. Trata-se de uma construção conjunta, e nossa expectativa é que essas ações se espalhem por todo o Brasil. Sabemos que o país é vasto e diversificado, com estados em diferentes estágios de desenvolvimento educacional, mas nossa visão é que, em breve, possamos implementar o ensino de arte e cultura em todas as escolas, beneficiando estudantes em todo o país”, disse a ministra.
Projeto Jovem Repórter
O projeto Jovem Repórter, do qual os estudantes fazem parte, é uma iniciativa que visa qualificar alunos de escolas bilíngues e interculturais para atuar em eventos importantes, como produtores de conteúdo para diversas mídias. Cobrindo os eventos como se fossem repórteres, eles aprenderão sobre os universos da comunicação, traduzindo as informações para a realidade de todos. Um legado para o projeto de vida destes talentosos estudantes.
Os alunos do projeto Jovem Repórter, que participaram da coletiva foram: Victor Hugo Guerra Nascimento, Marcos Aurélio Pereira da Silva, Davi Martins de Sales, Emily Marques Farias, Manuella Lanes Nobre Souza e Pâmella Guarany da Costa. Além dos professores Ramila Melo Botelho Granja, Andre Monteiro Teixeira e Jose Leonardo Teixeira Costa; acompanhados da coordenadora Camélia Amorim Silva.