Notícias
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO
Iphan realiza cerimônia do 12º Prêmio Luiz de Castro Faria – 2024
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), promove a cerimônia de premiação dos vencedores do 12º Prêmio Luiz de Castro Faria nesta segunda-feira (16), às 14h. O evento será realizado no auditório da sede do Instituto, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelo canal do Iphan no YouTube.
Reconhecida como uma das mais importantes premiações do campo da Arqueologia no Brasil, a edição de 2024 tem como tema “Arqueologia das Repressões e das Resistências”, voltado à análise de vestígios materiais de contextos de opressão e luta por liberdade.
Nesta edição, serão premiados quatro artigos científicos, com valores entre R$ 6 mil e R$ 8 mil, destacando pesquisas sobre o cangaço, revoltas, quilombos e lutas contra a ditadura militar. A premiação é dividida em duas categorias temáticas:
• Categoria I: Ações de preservação do Patrimônio Arqueológico brasileiro, contemplando sítios e coleções arqueológicas.
• Categoria II: Artigos relacionados à temática da premiação.
Reconhecimento
Criado em 2013, o Prêmio Luiz de Castro Faria reconhece a pesquisa acadêmica que trata sobre preservação do patrimônio arqueológico brasileiro. O nome do concurso homenageia o museólogo e antropólogo Luiz de Castro Faria, que contribuiu para a formação de várias gerações de especialistas e professores no campo da arqueologia.
Serviço
12º Prêmio Luiz de Castro Faria – 2024
Data e horário: 16 de dezembro (segunda-feira), às 14h
Local: Auditório Heloísa Alberto Torres – Sede do Iphan, Brasília-DF
Transmissão ao vivo pelo canal do Iphan no YouTube