Notícias
TERRITÓRIOS
Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo apresentam comitês de cultura nos estados
Foto: Elivane Cândida
Em mais um passo na direção da nacionalização das políticas de cultura, três estados foram apresentados oficialmente aos Comitês de Cultura de seus territórios, integrantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Em Goiás, o evento aconteceu na sexta (16), com um seminário de programação diversificada que contou com oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas.
A secretária dos Comitês de Cultura (SCC) do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, participou das atividades e lembrou a importância da mobilização para garantir que as políticas públicas de cultura cheguem a quem realmente precisa.
"É fundamental que a gente esteja presente e atuante nos territórios, ouvindo as comunidades e entendendo as reais necessidades dos fazedores de cultura. Somente com essa mobilização contínua a gente consegue fazer com que as políticas públicas de cultura chegue na ponta, e os comitês são parte essencial desse processo”, afirmou.
Entre as atrações, a exposição Cerrado e suas riquezas, da artista plástica Samira Beérigo e uma apresentação musical do Coro do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Instituto Federal de Goiás (IFG), sob regência de Rogério Rodrigues e acompanhamento do pianista Juliano Lima. A programação também contou com palestras sobre políticas para os trabalhadores da cultura e Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O coordenador do Comitê de Cultura de Goiás, Cleubismar de Jesus, conhecido como CD JOTA, explicou que após percorrer várias cidades do interior do estado, o seminário de apresentação foi a primeira grande ação na capital, Goiânia.
“Essa atividade foi oportuna para expandirmos a missão e objetivo do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, que surge como um farol para a cultura e arte no nosso estado, principalmente para artistas que estão nas periferias e na regiões imediatas prioritárias onde o acesso aos mecanismos da cultura são escassos", avaliou.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, a apresentação do Comitê de Cultura de Minas Gerais ocorreu no dia 14 de agosto. O evento Cultura em Rede apresentou publicamente as atribuições e atividades do comitê no estado e promoveu uma roda de conversa sobre o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, com a presença de Roberta Martins.
A diretora de Articulação e Governança (DAG) do MinC, Desiree Tozi, também estava presente. “Os comitês de cultura espalhados por todo país são uma forma de democratizar o acesso à cultura, que é uma das maiores prioridades da nossa gestão. Precisamos garantir que todos, independentemente de onde vivem, tenham a oportunidade de se expressar e de participar das políticas culturais. É assim que construiremos uma sociedade mais justa e fortalecida nos valores democráticos”, declarou.
Um cortejo conduzido pela Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do Bairro Alto dos Pinheiros abriu o evento, e uma apresentação de ciranda encerrou as atividades. A coordenadora-geral do Comitê de Cultura em Minas Gerais, Flávia Nolasco, acredita que o evento cumpriu uma importante missão. “Além de acessar um pouco mais sobre o que é o Programa Nacional dos Comitês de Cultura e quem vai articulá-lo em Minas, os grupos e agentes presentes puderam tirar dúvidas sobre o novo Marco Regulatório do Fomento à Cultura. E tudo isso combinado com a riqueza de variadas manifestações de arte do nosso estado”, declarou.
Espírito Santo
A apresentação do Comitê de Cultura do Espírito Santo aconteceu na capital, Vitória, no sábado (17).
Apresentações de artistas locais, jongo, grupos de capoeira, congo e motumbá marcaram o evento que contou também com uma palestra sobre o Sistema Estadual de Cultura no Espírito Santo.