Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
EXPOSIÇÃO
Foto: Divulgação
Para celebrar o Dia Nacional do Graffitti, comemorado nesta quinta-feira (27) o Complexo Cultural Funarte receberá uma ocupação, com mais de 50 artistas, para uma exposição coletiva, com o objetivo de reforçar a luta por políticas públicas para a arte urbana, promovida pelo Museu Céu e Ação Educativa, com o apoio de artistas e organizações independentes.
Para participar, artistas residentes em São Paulo poderão entregar presencialmente uma obra (tela, print, foto, lambe, stencil, escultura, entre outros) no local entre dia 20 e dia 25 de março (das 10h às 18h) ou enviar o arquivo em alta resolução (PDF) para o e-mail museuceu@gmail.com. As obras enviadas digitalmente serão impressas ou projetadas durante o evento. Além da exposição, a programação contará com sessões de música, cinema, debates e oficinas, promovendo um grande encontro do setor.
A data remete a 27 de março de 1988, quando um grupo de artistas — entre eles Maurício Villaça, Ozi, Julio Barreto, Hudinilson Júnior, entre outros — realizaram uma intervenção no túnel que liga a Avenida Dr. Arnaldo à Avenida Paulista, em homenagem ao pioneiro do graffiti Alex Vallauri. Desde então, ações similares se repetem anualmente, até que, em 2004, Celso Gitahy, que liderava a comemoração na época, propôs a pintura do hall da Ação Educativa, organização não governamental (ONG), espaço que é referência para encontros e eventos de graffiti na Cidade de São Paulo. Naquele ano, Celso realizou a curadoria de uma exposição reunindo diversos artistas em celebração à data.