Notícias
GRANDE BH
Em Minas, ministra inaugura Céu das Artes
Foto: Janine Moraes/PMC
“A cultura está no DNA do povo brasileiro”. A chefe do Ministério da Cultura (MinC), Margareth Menezes, participou nesta quarta-feira (27) da inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados - Céu das Artes, na regional Ressaca, em Contagem, na Grande Belo Horizonte. Mais cedo, ela também marcou presença em solenidade de entrega de certificados aos vencedores do prêmio Patrimônio Imaterial Irmandades de Congados de Contagem e da assinatura do decreto que regulariza a Lei Cultura Viva no município.
"Esse é um momento muito especial para nós, porque os equipamentos culturais são um apelo da sociedade desde a nossa terceira Conferência Nacional de Cultura. Nós estamos neste momento fazendo um projeto de descentralização, trazendo equipamentos para todos os lugares, especialmente para os lugares que mais precisam", discursou a chefe do MinC.
Margareth defendeu, ainda, que as oportunidades para artistas, produtores e para a própria sociedade, por meio do fomento ao fazer cultural local, é uma maneira de prestigiar nosso próprio povo.
Em discurso, Margareth relembrou que no início da carreira teve ajuda da escola e da família para desenvolver seu talento na área musical. Além de ganhar um violão, aos 15 anos, fez aula de teatro e, portanto, desde muito jovem vive a realidade da ferramenta potente de transformação que é a cultura.
A prefeita da cidade, Marília Campos, ressaltou a importância do diálogo com o MinC e defendeu o desenvolvimento de potencialidades de fazedores de cultura em Contagem. “Muito importante essa reaproximação com o Governo Federal para garantir recursos necessários à toda população, nas áreas da cultura, saúde, esporte e no lazer”.
Marília destacou que a cidade foi cenário do premiado filme Marte Um (2022), cujo roteiro mostra a história de uma família negra de periferia em um cenário político em que um presidente de extrema-direita comanda o país. A obra cinematográfica foi exibida em diversos festivais internacionais e venceu prêmios no Festival de Cinema de Gramado e em Outfest Los Angeles, com o Grande Prêmio do Júri de Melhor Filme Narrativo Internacional.
O presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, acompanhou a ministra na agenda em Minas Gerais, estado marcado por inúmeros bens (materiais e imateriais) tombados pelo Instituto.
O evento teve encerramento com a música "Menino Deus", de Clara Nunes, interpretada por Margareth e com acompanhamento da plateia presente na cidade da região metropolitana da capital mineira.