Notícias
EDUCAÇÃO E CULTURA
Em Fortaleza, MinC e UFC lançam Plano de Cultura
Foto: Sérgio Lima/ UFC
A Universidade Federal do Ceará (UFC) completa 70 anos em 2024. Entre as ações que marcam o pioneirismo da instituição, na noite de terça-feira (13), foi lançado seu Plano de Cultura, uma parceria com o Ministério da Cultura.
“Um plano de cultura da universidade é, também, um plano de cultura para Fortaleza e para o Ceará. Para nós, do MinC, e para mim, que fui estudante aqui, essa parceria é relevante e pioneira para as políticas públicas. Mais uma vez, o Ceará dá um passo importante”, aponta o secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba, que representou a Pasta no evento.
O investimento é de R$ 1 milhão e prevê a construção de parâmetros e referências para a elaboração de documentos para outras universidades brasileiras.
A ação, executada por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), se desdobrará em seminários para escuta e participação da comunidade e integra o Projeto Universidade em Movimento, do MinC. A ideia é que a iniciativa sirva de modelo para outras Instituições promoverem a cultura em seus territórios.
Também presente na solenidade, a diretora de Educação e Formação Artística da Sefli, Mariangela Andrade, falou da alegria e da emoção que é estar na Universidade para inaugurar essa política pública.
“Nossa ideia é fazer juntos a construção desse documento que elabora diretrizes e objetivos, metas para que a gente possa desenvolver as ações que a comunidade quer. O MinC apoia e participa com a presença da Diretoria de Educação e Formação Artística (Diefa), que tem uma rede de Universidades em Movimento, a UFC é uma delas. E esperamos que seja um norteador para os próximos planos das outras universidades desse Brasil", aponta.
A programação do lançamento contou, além do cerimonial com gestores e demais autoridades, com a apresentação da Orquestra Sinfônica em seu mais novo concerto temático Rock Brazuca, com repertório de sucessos do rock.
UFC
O reitor da UFC, Custódio Almeida, afirmou que o Plano deve valer por seis anos. E anunciou a criação de "salões de cultura, com o prédio da Reitoria ocupado por espaços que devem permanecer abertos ao público com atividades em diferentes linguagens”. “Teremos planos para outros equipamentos como a Casa de José de Alencar e a Casa Amarela Eusélio Oliveira, além da construção de cineteatro em Itapajé”, completou.
Já o pró-reitor de cultura Sandro Thomaz Gouveia festejou o momento e lembrou também como foi desafiador fazer ações, no último ano, dentro da Universidade, sem ter ainda um documento norteador. “Agora o trabalho será afinado. Tivemos o desafio de construir uma política de cultura sem ter a baliza de um plano de cultura. E vamos agora começar as escutas para entendermos melhor o que a comunidade quer e o que entendemos por essa cultura universitária", frisou.
O secretário-executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, participou do momento e reforçou a parceria da universidade com o Governo do Ceará. Ele apontou experiências diversas conjuntas entres as instituições. “Temos o programa Cientista Chefe da Cultura que tem sempre, em parceria com a academia, construído saberes e indicadores para auxiliar as políticas públicas”, afirmou.
Participação
A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da UFC, em parceria com a Sefli vai agora coordenar as etapas de construção do Plano de Cultura em conjunto e em diálogo com os diversos setores, unidades e agentes da Universidade, sociedade civil e instituições culturais.
A proposta de construção do Plano seguirá uma metodologia que contempla a realização de 10 Seminários temáticos em Fortaleza e nas cinco cidades nas quais estão instalados os campi da UFC (Sobral, Itapajé, Quixadá, Russas e Crateús), com inscrição prévia e grupos de trabalhos que vão resultar na escolha de diretrizes para cada área temática.
Os temas que estão elencados para as discussões nos Seminários e GTs são os seguintes: Memória e Patrimônio Cultural, Cultura e Ciência, Gestões Culturais, institucionalização e interiorização, Democratização do acesso à Cultura, Cultura, Educação e Formação, Coleções e Museus, Cultura e Arte, Direitos Culturais, Autorais, regulações e Fomento, Comunicação, Difusão e Cultura, e Diversidade cultural e transversalidade de gênero, sexualidade, raça e acessibilidades na política cultural.
O cronograma prevê a realização do II Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, que acontecerá em Fortaleza, sediado na Universidade Federal do Ceará, e o retorno do Festival UFC de Cultura, com programação formativa, mesas de debates e programação artística. Os resultados dessas ações serão reunidos e divulgados em diversas publicações.