Notícias
Dia Nacional da Cultura
Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme pluralidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, a música, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato etc. expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país.
Para o Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, o dia Nacional da Cultura é dia de celebrar os avanços da cultura brasileira. “Estamos lutando para tirá-la do sequestro ideológico, onde estava submersa as imoralidades das elites sindicais culturais e devolvê-la ao homem comum”.
O Secretário Mario Frias ainda falou dos investimentos que estão sendo feitos na pasta, “ Em 1 ano e meio à frente da Cultura no Brasil, encontramos uma cultura com passivo de 20 mil projetos não auditados, no total de 13 bilhões de reais, investimos 3 Bilhões de reais, por meio da Lei Aldir Blanc para socorrer a cultura durante a pandemia, a maior transferência da história na cultura, instituímos a transparência, fomentamos uma linha de crédito no valor de 400 milhões de reais para o programa Especial de Apoio ao Pequeno e Grande Exibidor juntamente com a Ancine, entregamos em 1 ano meio 21 pracinhas da Cultura pelo Brasil, no total mais de 60 milhões de reais. Fomentamos a preservação do Patrimônio Cultural, em 2019 foram 57 obras entregues no valor total mais de 234 milhões e com 69 obras em execução totalizando mais de 349 milhões de reais, iniciamos as comemorações do bicentenário com vários editais no valor de 500 milhões de reais, além de outras iniciativas que elevam a nossa verdadeira cultura, a cultura do homem comum e que chegue ao Brasil profundo, saindo dos grandes salões da elite burocrata cultural e que alcance as escolas, praças, coretos e circos espalhados pelos rincões do Brasil”, disse.
O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Fonte: Ascom/Secult