Notícias
FORTALECIMENTO CULTURAL
Correios cedem prédio histórico ao MinC
Foto: Filipe Araújo/ MinC
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou na manhã desta quarta-feira (2) da assinatura simbólica do termo de cessão do prédio histórico dos Correios, localizado na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Os mais de quatro mil metros quadrados do imóvel serão compartilhados entre o MinC e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Em sua passagem pelo estado junto ao Circula MinC, em junho deste ano, a ministra visitou as instalações. E, já na ocasião, pontuou a importância de um espaço voltado ao setor cultural no centro histórico de Porto Alegre. Hoje, com a oficialização do uso do espaço, a chefe da Cultura avaliou que o setor ganha ainda mais força e pluralidade. “É tão bom a gente perceber a grandiosidade do país que a gente vive, nas suas diferentes regiões, nos seus diferentes estados e nas suas culturas. E em cada lugar que chegamos nesse grande país está presente um brio sobre ‘aqui é cultura brasileira’. E eu senti isso muito forte no Rio Grande do Sul”, disse.
“A assinatura do termo é um marco que reflete a crença na cultura como instrumento poderoso pra a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, pontuou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, durante seu discurso.
Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, avalia que esse é um importante passo na valorização e no fortalecimento cultural do estado. “Queremos fazer desse prédio não apenas um belo expoente da arquitetura, mas, também, a sede de grandes exposições e atividades culturais, que valorizem a nossa história e, com isso, projetar um futuro melhor que é o que todos desejamos”.
A ideia é que a estrutura, que se divide em quatro pavimentos, abrigue ações culturais variadas. Atualmente, ela sedia o Memorial do Estado do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que “momentos como esse devem ser comemorados". "Estamos vivenciando um período histórico onde as relações voltam a ser presididas de maneira democrática, que permitem que a sociedade ganhe com isso”, concluiu.
A deputada federal Maria do Rosário afirmou que “qualificar esse espaço pra integrar a cultura mais e mais é o que nos integra no momento”. “É o que estado brasileiro deve realizar: oferecer à nação brasileira o melhor que é possível oferecer”, classificou.
O termo que determina ouso gratuito do espaço tem duração de dez anos, podendo ser prorrogado.
Participaram do ato Gil Pinto, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério das Comunicações, representando o ministro Juscelino Filho; o secretário Executivo do MinC, Márcio Tavares; o secretário Executivo Adjunto, Cassius da Rosa; as secretárias do governo do Rio Grande do Sul, Danielle Calazans, de Planejamento, Governança e Gestão; e Beatriz Araujo, de Cultura.
Assuntos relacionados: