Notícias
SOLENIDADE
Câmara dos Deputados celebra o humor nacional com o Prêmio Paulo Gustavo
Foto: Filipe Araújo/MinC
A Câmara dos Deputados entregou, na tarde desta quarta-feira (11), o Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia a cinco artistas que enaltecem a cultura brasileira por meio do humor e da comédia. O evento aconteceu no Salão Nobre da Casa Legislativa e contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Entre os agraciados estão Mussum, Ziraldo e Julieta Hernández (Palhaça Jujuba), os três in memoriam, além de dois jovens talentos, Nathalia Ponto Cruz e Paulo Vieira. O Prêmio, que está em sua segunda edição, foi instituído pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, por iniciativa da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e consiste em um diploma de menção honrosa que reconhece personalidades que impactam a vida das pessoas com o humor.
"A arte e a cultura entretêm, divertem, educam, abraçam, acolhem, emancipam, transformam a vida das pessoas, de quem faz cultura e principalmente de quem usufrui", declarou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante a cerimônia.
A ministra da Cultura ainda destacou em seu discurso o legado cultural do humor no Brasil ao citar o ator e comediante Paulo Gustavo. “Nosso querido Paulo Gustavo, que dá nome a uma das significativas leis de fomento do Brasil, a Lei Paulo Gustavo é síntese da força e potência da arte e da cultura”, disse.
Condecorações
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), responsável pela indicação de Julieta Hernández (Palhaça Jujuba), destacou a importância de valorizar a palhaçaria no Brasil.
"Eu considerei muito importante valorizar a palhaçaria no Brasil neste momento. São artistas absolutamente sérios, completos, e densos, que trabalham com sentimento, intensidade e profundidade, seja para fazer sorrir, seja para emocionar até às lágrimas”, declarou.
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL), que indicou Ziraldo, também enfatizou o impacto do homenageado.
"Ele foi, e ainda é, uma presença marcante que nos comove profundamente. Como editor de um jornal que dava voz à oposição ao regime, ele se destacou não apenas por sua luta política, mas por sua capacidade de unificar arte, cultura, inteligência e humor, sem nunca perder de vista sua consciência política”, disse.
Outro homenageado foi Mussum, indicado pela deputada Benedita da Silva (PT/RJ). "Antônio Carlos Bernardes Gomes, carinhosamente conhecido como Mussum, é hoje representado por seu neto, Pedro Mussum, neste ato tão especial em que celebramos o reconhecimento de sua dedicação à cultura brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, Mussum foi um artista multifacetado: humorista, ator, músico e compositor. Ele conquistou espaço e admiração em diferentes áreas do entretenimento, iniciando sua carreira na música e deixando um legado que transcende gerações", declarou Benedita.
Para a atriz e roteirista premiada, Nathalia Ponto Cruz, o Prêmio Paulo Gustavo de Valorização do Humor e da Comédia é um marco na valorização do humor.
"Eu fico muito honrada e orgulhosa por ter sido uma das pessoas a receber esse prêmio, principalmente ao lado de tantas referências e inspirações. E fico ainda mais feliz porque entendo que essa premiação é mais sobre a arte do que sobre o artista. É um fortalecimento do trabalho que a gente faz, uma valorização do humor. Isso é muito importante para nós", afirmou.
Paulo Gustavo
Paulo Gustavo, que dá nome ao prêmio, foi um dos maiores nomes do humor brasileiro contemporâneo. Nascido em Niterói (RJ), ele conquistou o país com seu talento e carisma, especialmente com a icônica personagem Dona Hermínia, inspirada em sua própria mãe. Além de humorista e ator, Paulo era um defensor da diversidade, promovendo causas sociais como a luta contra a homofobia.
Sua morte precoce em 2021, vítima da Covid-19, gerou comoção e inspirou a criação da Lei Paulo Gustavo, que destina recursos ao setor cultural, perpetuando seu legado e reafirmando a importância da arte para a sociedade.