Notícias
COMEMORAÇÃO
Biblioteca Demonstrativa celebra o Dia do Trabalhador Rural e do Escritor
Foto: Tarcisio Boquady/MinC
Com exposições, exibição de filme e roda de conversa, a programação da segunda quinzena de julho da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC), em Brasília (DF), celebra algumas datas comemoradas no mês, como o Dia do Trabalhador Rural, da Agricultura Familiar, do Escritor e do Rock.
As atrações culturais, todas gratuitas e abertas ao público, enfatizam o compromisso da instituição com a diversidade cultural e a valorização das manifestações artísticas do país.
O coordenador da BDB, Sebastião Lima Filho, destaca as atividades que homenageiam o trabalhador rural. “É mais que uma comemoração para a Biblioteca homenagear esta força que movimenta o campo e impulsiona a nossa economia e o país. A programação cultural traz para a comunidade este momento de reflexão sobre as conquistas, desafios, reconhecimento e valorização do trabalhador rural”.
Mostra
Em cartaz até o dia 26, das 8h às 18h, a exposição "Cultura Campesina: MST 40 Anos" lembra, por meio de obras artísticas, as quatro décadas de atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Em 25 de julho, Dia do Trabalhador Rural e Dia Internacional da Agricultura Familiar, 25 de julho, será promovida, também das 8h às 18h, a Feira Agroecológica da BDB. Reunindo produtores do MST, oferecerá produtos frescos e orgânicos. Ainda haverá apresentação musical com o Duo Accordi, às 16h30.
Livros
Uma mostra de livros faz referência ao Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho. As obras oferecem ao público a oportunidade de conhecer sobre a história, influência e evolução do gênero musical. Fica em cartaz até o dia 26, das 8h às 18h.
Documentário
Retrato da cena roqueira da capital federal nos anos 1980, que deu à luz uma série de bandas consagradas, o documentário "Rock Brasília - Era de Ouro", é a atração do Cine BDB, no dia 19, às 18h30. O filme do diretor Vladimir Carvalho traz à tona memórias e influências que marcaram a época e até hoje são celebradas.
Música
O Renio Quintas Trio é a atração desta quinta-feira (18), às 19h30, no Música na BDB. O grupo irá interpretar músicas próprias feitas para o cinema e temas em homenagem à Brasília. O show terá transmissão ao vivo pelo canal da BDB no YouTube.
Bate-papo
Na roda de conversa “Proteção Literária: Entenda os Direitos Autorais”, em 25 de julho, Dia Nacional do Escritor, serão debatidas e esclarecidas e questões sobre o tema. A atividade, às 15h, no auditório da BDB, terá apresentação dos técnicos Patrícia Monturil e João Guilherme Duarte, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O evento será transmitido pelo canal da BDB no YouTube.
Sobre a BDB
Fundada em 1970, a instituição tem caráter público federal e integra o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Em 2012, recebeu o nome da bibliotecária Maria da Conceição Moreira Salles, que durante 28 anos foi coordenadora do espaço.
Busca servir como referência e unidade modelo de bibliotecas públicas, sobretudo para aquelas que fazem parte do SNBP, e atua como laboratório de pesquisa para ações, projetos e programas nas áreas de biblioteca, livro, leitura e literatura.
Também desempenha papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema.
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles conta com espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e telecentro para aqueles que não dispõem de computador, assim como uma área infantil, com gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados mediante cadastro. No local, basta apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até três livros por vez, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário.
Serviço
Programação cultural da BDB
Quando: até 26 de julho
Onde: Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, EQS 506/507, Asa Sul, Brasília-DF
Grátis
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Exposição literária
Livros sobre rock
Das 8h às 18h
Exposição de arte
"Cultura Campesina: MST 40 Anos"
Das 8h às 18h
Música na BDB
18 de julho
Apresentação do Renio Quintas Trio
19h30
Cine BDB
19 de julho
Exibição do filme “Rock Brasília – Era de Ouro”
18h30
Feira agroecológica
25 de julho
Das 8h às 18h
Roda de conversa
25 de julho
Proteção Literária: Entenda os Direitos Autorais
15h