Notícias
MICBR
Mentorias: empreendedores recebem orientação de profissionais renomados em seus setores
Fotos: Vitor Vasconcelos
Os empreendedores criativos selecionados pelo Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023 tiveram hoje (10) o segundo dia de mentorias – formato de conversas rápidas, realizado junto a profissionais renomados em seus setores de atuação. Durante os encontros, os mentores orientam e esclarecem dúvidas sobre elaboração, desenvolvimento e execução de projetos e ações voltadas à carreira.
No sábado (11), mais uma rodada das atividades está programada entre as 15h e as 17h, no Pavilhão A do Hangar Centro de Convenções. Cada selecionado tem horário já definido.
Os bate-papos duram 20 minutos e contam com profissionais de nove setores. Cada um deles dispõe de 12 horários de mentorias espalhados ao longo da programação o Mercado. A baiana Lorena Ribeiro, que é escritora e trabalha com a criação de um selo literário, aproveitou a oportunidade. “Desde o primeiro dia aqui peguei várias inspirações, está sendo muito bacana e rico participar do MICBR. Cheguei na mentoria de uma forma e estou saindo de outra”, disse.
A profissional saiu do encontro com boas perspectivas para o futuro. “Achei muito importante a generosidade da Lizandra Magón em compartilhar as suas experiências para que eu possa me inspirar mais, sabendo dos pormenores dos bastidores. Com certeza, vou levar para Salvador essas ideias que ela me deu em relação criar uma nova dinâmica de negócio para dar vida a um selo que se adeque ao meu projeto literário”, avalia Lorena.
Gamboa Junior realizou mentoria na área de artes cênicas: Artes, performidades e projetos – a criação híbrida no ato de produzir. Com foco na cultura popular, ele conversou com os selecionados sobre as oportunidades de negócios para a cena.
“Pessoalmente, está sendo muito interessante essa troca na mentoria, é uma coisa muito individual do mentor com o artista, elas são muito ricas. Fizemos, também, troca de contatos e de experiências, mas apontando para esse lado de uma rede mais consistente e maior, que permita esse diálogo, não só individualmente, mas coletivamente, de forma mais ampla e continua”, disse o profissional.
Com a experiência de mercado e suas vivências, Gamboa Junior acredita na ascensão das artes nos próximos anos. “Como trabalho muito com cultura popular e áreas de profissões locais de cultura, a gente vê um cenário de reconhecimento crescente do papel delas no sentido político e de formação, paralelos de educações formais e registros de educação”, avalia.
O MICBR ocorre até domingo (12). Além das mentorias, ao longo desses dias, oficinas, palestras, shows, feiras, dentre outros, integram a programação do envento. A entrada é gratuita.
Realização
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA).
A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.
O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Mais informações e programação completa no gov.br/micbr ou @micbr.
Serviço
3º Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)
Quando: 08 a 12 de novembro de 2023
Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia
Av. Dr. Freitas, s/n – Marco - Belém (PA)