Notícias
ARQUIVO EM CARTAZ 2021
Imagem Divulgação
De 8 a 20 de novembro de 2021, acontece a sétima edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo que promove a discussão sobre a importância da preservação de acervos cinematográficos, assim como incentiva a utilização de documentos de arquivo em novas produções audiovisuais.
Este ano, pela primeira vez na história do evento, o Centro Técnico do Audiovisual participa como correalizador junto ao Arquivo Nacional. Sediadas na cidade do Rio de Janeiro, as instituições possuem muitas similaridades no que tange a preocupação com a preservação, encontrando no audiovisual um elo de articulação até então pouco explorado. É o que situa o diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais, Roger Vieira, em seu discurso de abertura no festival:
“Apesar de pertencentes a órgãos distintos, era notável a convergência de suas temáticas e objetivos, de forma que vislumbramos o potencial de unir esforços nessa tratativa tão importante que é a preservação audiovisual. O resultado se materializa na correalização desse festival, que simboliza perfeitamente o significado do patrimônio arquivístico, não só para a História, como para a Cultura. Nesse ambiente se demonstra, através da primorosa curadoria, que devemos zelar pela conservação desse conteúdo, assim como por sua difusão, criando vias de acesso à sociedade para aproximá-la desse valoroso conteúdo que a ela pertence.”
O tema da edição, que acontece em formato on-line, é Arquitetura: cenário, imaginação e personagem do cinema. A história do cinema e da urbanização, a centralidade que as cidades desfrutam nos filmes, a cenografia, a casa como importantes espaço de produção e exibição de filmes estão entre os tópicos propostos para a discussão nesta edição do festival.
A Coordenadora-geral substituta do CTAv, que esteve à frente da articulação, acredita que novas iniciativas conjuntas podem surgir a partir dessa. Segundo Valquíria Salgado “Uma vez que entendemos que existe um aspecto muito positivo em se articular para aumentar a economicidade, assim como para ampliar a dimensão das ações, passamos a nos concentrar de fato no que é importante, que é o resultado, o impacto da ação. Não é incomum na Administração Pública vermos ações isoladas, com gastos de recursos e esforços individuais que, uma vez somados, poderiam ser fortalecidos. É uma análise de cada caso, que demanda toda uma visão integrada e postura colaborativa, mas é uma análise que, sem dúvidas, vale a pena ser feita, especialmente para a sociedade.”
A programação do festival é gratuita e inclui oficinas técnicas, debates, encontro de pesquisadores, lançamento da edição da revista Arquivo em Cartaz e exibição de filmes, que estão divididos nas mostras: Competitiva, Homenagem, Acervos, Lanterna Mágica, Arquivo Faz Escola e Arquivos do Amanhã. As datas e horários de cada atividade podem ser conferidos em https://bityli.com/arquivoemcartaz
Fonte: CTAV.