Notícias
Após 37 anos, Centro Técnico Audiovisual – CTAv é reformado
O Governo Federal entregou a primeira parte das obras do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, localizado, na cidade do Rio de Janeiro. Após 37 anos, o Governo Federal investiu R$ 4.600.785,35 (quatro milhões, seiscentos mil, setecentos e oitenta e cinco reais e trinta e cinco centavos), destinado à intervenção emergencial. O trabalho teve seis meses de duração e foi voltado às áreas prioritárias, tais como telhado, fachada frontal, lateral, fundos do prédio, reboco, rachaduras e desníveis.
O Centro Técnico Audiovisual – CTAv foi criado em 1985, a partir de uma parceria entre a Embrafilme e a National Film Board do Canadá. Hoje, após sua incorporação ao anterior Ministério da Cultura, é uma coordenação-geral da Secretaria Nacional do Audiovisual que se dedica a formação, apoio à produção, difusão e preservação.
Localizado no Rio, o prédio que abriga hoje o CTAv era um galpão desativado do Ministério da Educação, onde antes se guardava e distribuía merenda escolar. Em 1985, o prédio foi adaptado para funcionar como o Centro Técnico Audiovisual e, após isso, nunca passou por reformas estruturais, nem manutenção predial sistemática, de forma que a edificação necessitava urgentemente de intervenção para reparos.
“O Governo Federal está focado em resgatar os patrimônios culturais e mais uma vez tem a iniciativa de devolver mais um bem cultural restaurado para a população brasileira, 37 anos se passaram para que o CTAv fosse reformado por este governo, é a cultura sendo devolvida ao povo”. Destacou o Secretário Especial da Cultural, Hélio Ferraz.
Um novo Edital de Pregão Eletrônico está sendo preparado, com previsão de publicação ainda no início de julho, para iniciar a 2ª parte da obra com os serviços de engenharia necessários a plena reabertura do CTAv e retomada dos projetos finalísticos da unidade.
Fonte: Ascom/Secult