Notícias
PDM
27º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual é marcado por debates sobre políticas públicas para o setor
Foto: Bruno Duarte
Nesta sexta-feira (25), a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) esteve presente no XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). A atividade foi realizada entre os dias 22 e 25 de outubro de 2024, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob o tema desver o mundo, reinventar a cena.
A SAV participou da mesa 'O Futuro do Audiovisual Brasileiro e a Construção do Plano de Diretrizes e Metas 2025-2034', em conjunto com os diretores do seminário temático políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil, Lia Bahia e Pedro Butcher, que abordaram as diretrizes que irão nortear as políticas públicas para o setor audiovisual nos próximos 10 anos.
Rodrigo Antônio, diretor da SAV, e André Araujo, coordenador-geral, destacaram o processo de construção participativa do Plano de Diretrizes e Metas (PDM), iniciado em 2024 pela Secretaria e pelo Conselho Superior do Cinema, com o objetivo de estabelecer ações estratégicas que garantam o desenvolvimento do setor até 2034.
"A Secretaria do Audiovisual, como instância responsável por secretariar o Conselho Superior do Cinema na elaboração do novo Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro, tem seguido as diretrizes do governo federal, prezando pela participação social e por uma escuta que embasa a elaboração de planos, programas e ações em diálogo com as demandas da sociedade civil. O objetivo é estruturar políticas que garantam a permanência e ampliação de distintos grupos sociais no ecossistema do audiovisual", pontuou Rodrigo.
Durante a mesa, foram apresentadas as etapas já concluídas na construção do PDM, bem como os desafios futuros, como a implementação, o monitoramento e a avaliação dos resultados previstos. A interação com os participantes do evento permitiu um diálogo aberto sobre a importância do PDM para a consolidação de políticas públicas que garantam a sustentabilidade e o crescimento do audiovisual brasileiro.
O diretor ainda destacou que o momento é de enfrentamento de um processo de reestruturação do setor audiovisual e suas políticas públicas. "As universidades e a formação audiovisual se mantiveram resistentes e resilientes diante das desmobilizações e paralisações ocorridas. Nesse contexto, a realização da Socine em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde se encontra um dos cursos de audiovisual mais novos do Brasil, também levanta o debate sobre a descentralização da formação audiovisual no país. Isso fortalece os espaços de formulação e mediação do pensamento crítico e oferece uma qualificação no entendimento sobre descentralização, não apenas do ponto de vista econômico, mas também no que se refere à compreensão e busca de novas formas de olhar para o atual momento do audiovisual brasileiro", concluiu.
A participação da SAV no XXVII Encontro Socine reforça o compromisso da Secretaria com o desenvolvimento e fortalecimento do audiovisual no Brasil, através do desenvolvimento de uma plano amplamente discutido e alinhado com as necessidades da sociedade e do setor. "Por meio dessa articulação com os acadêmicos do audiovisual vivenciamos um novo espaço de debate e escuta para o novo Plano de Diretrizes e Metas Audiovisual durante a Socine 2024", concluiu Rodrigo.
Uma construção coletiva e participativa
As atividades do Grupo de Trabalho do Conselho Superior de Cinema e da Secretaria do Audiovisual seguirão até dezembro de 2024, quando será disponibilizado, entre os dias 02 a 13 de dezembro de 2024, uma consulta pública nacional sobre o PDM no portal do Ministério da Cultura. A SAV continuará a promover espaços de diálogo e escuta até o final de 2024. As metas formuladas serão disponibilizadas para que a sociedade contribua com sugestões finais. As discussões e sugestões levantadas durante o processo serão consolidadas e analisadas pelo Conselho Superior de Cinema, responsável por elaborar o plano que guiará o setor.
A previsão é que o novo PDM seja apresentado no início de 2025. O plano está sendo desenvolvido com base na escuta ativa e na construção coletiva, reforçando o compromisso do governo federal com a participação social, garantindo que as vozes de profissionais do setor, especialistas e da sociedade civil estejam representadas no plano que guiará o audiovisual brasileiro pelos próximos dez anos.