O MinC e o Mapas Culturais
Em 2015, o Ministério da Cultura (MinC) adotou o software Mapas Culturais como base para o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), visando organizar e sistematizar dados sobre o cenário cultural brasileiro. Posteriormente, a descontinuidade desse processo a partir de 2016 levou a um cenário desafiador, com a dispersão na gestão, aplicação e utilização do Mapas. A memória do que foi anteriormente desenvolvido no SNIIC pode ser acompanhada aqui.
Estes desafios incluíram uma defasagem tecnológica na estrutura do código e da solução, parcialmente mitigada por atualizações em novas versões contratadas por entidades subnacionais. Ao que se sucedeu o avanço das administrações estaduais e municipais na utilização e desenvolvimento da plataforma, percebeu-se também um desnivelamento entre versões e funcionalidades em uso, assim como diferentes soluções para o armazenamento de dados.
Com a recriação do MinC, em 2023, e a necessidade de execução federativa da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), a Pasta retoma os investimentos no Mapas Culturais para garantir eficiência na execução dos recursos por estados e municípios. O software de código aberto foi avaliado e considerado apropriado para a gestão do fomento direto à cultura, sendo capaz de mapear agentes, expressões e práticas culturais em todo o país. Com isso, o MinC também atualizou o Mapa da Cultura, sistema atualmente utilizado pelo Ministério.
Nesse sentido, o MinC, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), investiu no Projeto Ativação Federativa do Ecossistema de Soluções Digitais para o Fomento à Cultura, que tem como objetivo fortalecer a gestão do fomento cultural federativo, integrando e aprimorando soluções digitais. A iniciativa é realizada pela Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFPR), como parte das ações do Termo de Execução Descentralizada nº 948252.
Além disso, o MinC tem buscado desenvolver e aprimorar o Mapas Culturais em colaboração com a Comunidade existente em torno do software e com uma Rede de Estados, ambas engajadas em implantar melhorias e promover a agenda de soluções digitais para a gestão cultural e o fomento à cultura. Em agosto de 2024, o MinC atualizou sua versão do software para mais atual disponibilizada pela Comunidade, a versão 7.4. O Mapa da Cultura, como chamamos o sistema do Minc, agora conta com todas as novas funcionalidades do software Mapas Culturais.