G20 no Rio de Janeiro define estratégias para o setor cultural global
Delegações se reúnem para debater prioridades para o setor e destacam importância da colaboração para a construção de um futuro cultural sustentável
Nos dias 5, 6 e 7 de agosto é realizada no Rio de Janeiro a segunda reunião presencial do Grupo de Trabalho de Cultura do G20. Cerca de 30 delegações se reúnem para discutir o futuro cultural das nações. O evento oferece uma plataforma para diálogo e cooperação entre países, com um foco em estabelecer prioridades e ações concretas para o setor cultural.
Com sede na Casa Firjan, em Botafogo, a sessão começa com uma cerimônia oficial de abertura, seguida por uma introdução ao documento preliminar que servirá de base para as discussões.
Perspectivas
A reunião do G20 Cultura no Rio de Janeiro terá um impacto significativo nas políticas culturais internacionais, enfatizando a colaboração e a inovação como pilares para o desenvolvimento cultural global.
Economia criativa e desenvolvimento
Encontro realizado em parceria com a OEI conta com lançamento do Brasil Criativo - Política Nacional de Economia Criativa, e as participações da ministra Margareth Menezes e dos ex-ministros Gilberto Gil e Ana de Hollanda
O Ministério da Cultura (MinC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) promovem no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 9 de agosto, o Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América, evento paralelo à reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, também na capital fluminense. No primeiro dia, a ministra Margareth Menezes vai lançar as diretrizes do Brasil Criativo - Política Nacional de Economia Criativa. O seminário vai reunir especialistas do setor, autoridades públicas, agentes culturais e a sociedade civil para discutir o papel da cultura, da criatividade e da economia criativa no desenvolvimento da sociedade contemporânea.
À noite, Margareth Menezes acompanhada dos ex-ministros da Cultura Gilberto Gil e Ana de Hollanda, vai apresentar as diretrizes que vão embasar a Política Nacional de Economia Criativa, intitulada Brasil Criativo. A solenidade terá restrição de acesso ao público, por conta da capacidade do local, mas contará com transmissão no canal oficial do MinC no Youtube.
O conteúdo a ser apresentado foi elaborado de forma colaborativa, ouvindo servidores e gestores do Sistema MinC e dos ministérios parceiros e secretários e dirigentes de estados e municípios. Também foram coletadas sugestões por meio de consulta pública online e reunidas as propostas resultantes da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), ocorrida em março deste ano.
O objeto do Brasil Criativo é contribuir para o reconhecimento e a consolidação da economia criativa como estratégia de qualificação do desenvolvimento social, econômico, ambiental, político e cultural do Brasil.
Debates
Durante os três dias de seminário, serão realizados painéis focados na discussão sobre o papel da criatividade na geração de renda, riqueza e oportunidades, e os desafios enfrentados pela economia criativa.
Entre os temas abordados estarão Criatividade: a riqueza das nações; Direito dos trabalhadores da cultura; Inteligência Artificial e Direitos Autorais, Territórios e Ecossistemas Criativos; e Biodiversidade Cultural e Tecnodiversidade.
“A OEI vem desenvolvendo no Brasil diversas ações de grande impacto na Economia Criativa, como a criação da escola virtual Co.liga, com cerca de 60 mil jovens inscritos, e o Mercado das Indústrias Criativa do Brasil (MICBR). Nosso objetivo é que a cultura aumente cada vez mais a sua participação no PIB nos países da América Latina e Caribe, que atualmente varia entre 2% a 4%”. Esse seminário internacional é um importante momento de entender o que os países vêm realizando na região ibero-americana”, afirmou Rodrigo Rossi, coordenador de Cooperação Técnica da Organização.
O Seminário Internacional Políticas para Economia Criativa: G20 + Ibero-América é realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Integra a programação paralela da segunda reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 e, por meio de seus painéis e experiências em economia criativa, visa a reflexão sobre os princípios e desafios da Política Nacional de Economia Criativa - Brasil Criativo.