Ambos são equipamentos públicos voltados a áreas em vulnerabilidade social, comunitários e criados para dialogar com a diversidade cultural do país.
Enquanto a concepção dos CEUs das Artes prioriza um caráter multidisciplinar e envolve esporte, cultura, assistência social, trabalho e justiça, os CEUs da Cultura são espaços associados à expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente, e outras atividades interrelacionadas à cultura. Além disso, neste segundo, está prevista a implantação, em módulos, de espaços que possibilitem à comunidade a seleção e uso das funcionalidades que vão compor o equipamento.
Os CEUS das Artes fazem parte das obras do PAC 2, lançado em 2010, e concebido por cinco ministérios: Cultura, Esporte, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Justiça, sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, então responsável pelo PAC.
Os CEUs da Cultura fazem parte do eixo Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado em 2023. Clique aqui para saber mais sobre os CEUs da Cultura.