Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Os mercados criativos públicos, como o MICBR, constituem políticas públicas desenvolvidas pelos estados nacionais na América do Sul com vistas a proporcionar aos empreendedores e profissionais criativos da região a oportunidade de aumentar sua rede de contatos e negócios, bem como internacionalizar seus bens e serviços criativos.
Em novembro de 2023, nas datas de 8 a 12/11, será realizada, em Belém-PA, a terceira edição do mercado, cuja programação incluirá rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. Nesta edição, o MICBR ampliará de nove para 13 o número de setores criativos em sua programação de negócios: Áreas Técnicas; Artesanato; Audiovisual & Animação; Circo; Dança; Design; Editorial; Hip Hop; Jogos Eletrônicos; Música; Moda; Museus & Patrimônio; e Teatro.
Não. As apresentações artísticas e showcases não são objeto desse edital. Os beneficiários deverão participar das atividades de negócio e de capacitações.
Não. Feira e showcases não são objetos desse edital.
Sim. Lembramos que é obrigatório ao selecionado anexar no formulário de habilitação a Carta de Anuência conforme o modelo constante do Anexo IV do Edital, assinada por responsável pelo empreendimento, sócios(as), diretores(as) ou detentores(as) das atividades, bens e serviços culturais a serem comercializados.
Sim. O edital é destinado a pessoas físicas, brasileiros(as) ou estrangeiros(as) residentes no Brasil, inscritos(as) no Cadastro de Pessoa Física (CPF). O/a proponente pode, se quiser, informar o CNPJ em campo específico do formulário de inscrição, mas não é obrigatório.
Caso você seja selecionado e seja o único responsável pelo empreendimento, deverá preencher e anexar, no formulário de habilitação, a Declaração de Propriedade de Empreendimento, Anexo V do Edital.
Sim. Podem participar as pessoas físicas, brasileiras ou estrangeiras, residentes no Brasil com CPF.
Caso você seja selecionado e seja o único responsável pelo empreendimento, deverá preencher e anexar, no formulário de habilitação, a Declaração de Propriedade de Empreendimento, Anexo V do Edital.
O empreendedor selecionado pelo edital é o único inscrito para participar das atividades de negócio. Entretanto, haverá atividades artísticas, feiras e stands abertos ao público geral.
Não. O valor do apoio financeiro compreende despesas de transporte (aéreo, terrestre e/ou fluvial), contratação de plano de seguro viagem e diárias (hospedagem, alimentação e transporte local) para participação do empreendedor selecionado no edital.
Não. Ao se inscrever o/a candidato/a se compromete a garantir a utilização dos recursos do apoio financeiro para viabilizar sua ida e sua permanência em Belém, no Pará. São gastos com: passagens aéreas, fluviais e/ou terrestres para deslocamento até os locais das atividades presenciais do evento, plano de seguro-viagem, acomodação, alimentação, entre outros.
Não. Em caso de envio de mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente, sendo as mais antigas desconsideradas.
Caso o empreendimento se enquadre em mais de um setor criativo, o/a proponente deverá escolher aquele que melhor o represente.
Os mercados criativos públicos, como o MICBR, constituem políticas públicas desenvolvidas pelos Estados nacionais na América do Sul com vistas a proporcionar aos empreendedores e profissionais criativos da região a oportunidade de aumentar sua rede de contatos e negócios, bem como internacionalizar seus bens e serviços criativos.
Em novembro de 2023, nas datas de 8 a 12/11, será realizada, em Belém-PA, a terceira edição do mercado, cuja programação incluirá rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. Nesta edição, o MICBR ampliará de 9 para 13 os setores criativos em sua programação de negócios: Áreas Técnicas, Artesanato, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro.
As rodadas de negócios reúnem compradores e vendedores criativos para negociar novas oportunidades, alianças ou acordos comerciais. Por meio desses encontros são desenvolvidas e fortalecidas redes de contatos profissionais, dos atores que integram a cadeia de valor dos setores criativos.
Vendedores/ofertantes levam produtos e serviços culturais para serem negociados, enquanto compradores/demandantes desejam adquirir, por meio de compra, parceria, ou outros acordos comerciais, esses produtos ou serviços.
É obrigatória a participação dos beneficiários na capacitação prévia, a ser ofertada no formato virtual. Durante o período obrigatório do MICBR 2023, os beneficiários se comprometem com as rodadas de negócio que lhe forem agendadas, com as palestras magnas e workshops que farão parte da programação.
Nela, o beneficiário irá aprender a utilizar a plataforma oficial do evento para organização de rodadas de negócio, como conduzir uma rodada de negócios, como apresentar seu produto ou serviço (pitch), e como adequar seu Portfólio.
Não. As apresentações artísticas e showcases não são objeto desse edital. Os beneficiários deverão participar das atividades de negócio e de capacitações.
Não. Feira e showcases não são objeto desse edital.
Tão logo se encerre a etapa de recebimento da documentação para a habilitação, será iniciada a tramitação interna do MinC para pagamento dos apoios. Os depósitos ocorrerão no período provável a partir do dia 3/10 e ao logo do mês de outubro.
Não. O/a selecionado/a se compromete a garantir a utilização dos recursos do apoio financeiro para viabilizar sua ida e sua permanência em Belém, Pará.
Sim. Nas hipóteses de desistência de candidato selecionado, inabilitação por não atendimento dos(as) convocados(as) dos prazos e critérios previstos neste Edital ou disponibilidade orçamentária adicional, poderão ser convocados(as) candidatos(as) suplentes conforme ordem de classificação.
Em alguma das hipóteses acima, a Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural entrará em contato diretamente com o selecionado ou selecionada, por e-mail, no endereço informado em campo próprio do formulário de inscrição.
As seguintes atividades serão abertas ao público: palestras, painéis, oficinas, além de feira e shows.