6º Colóquio CTIR Gov – 2012
-
Programação
Horário
Evento / Palestra
Órgão
Palestrante / Responsável
8h30 às 9h
Recepção / Credenciamento
CTIR Gov
Integrantes do CTIR Gov / DSIC
9h às 9h20
Abertura do evento (1)
DSIC
Raphael Mandarino Junior
9h20 às 10h10
Tratamento de incidentes de segurança na APF (2)
CTIR Gov
Integrantes do CTIR Gov
10h10 às 10h30
Intervalo – Café
--
--
10h30 às 11h10
Análise de malware – Ciberis (3)
CTIR Gov / Laboratório
Vitor Monte Afonso
11h10 às 12h
Desafios no tratamento de
incidentes de segurança (4)
CERT.br
Klaus Steding-Jessen
12h às 14h
Intervalo – Almoço
--
--
14h às 14h50
Projeto “Oráculo” (5)
MJ / DPF
Ivo de Carvalho Peixinho
14h50 às 15h40
Os desafios do CSIRT do Governo do Estado de São Paulo (6)
PRODESP
Fábio Raymundo Neves Fernandes
15h40 às 16h
Intervalo – Café
--
--
16h às 16h50
Gestão de Incidentes (7)
CTIR Gov
Integrantes do CTIR Gov
16h50 às 17h30
Debates
Todos os presentes
--
(1) Abertura do Evento: Boas vindas aos órgãos participantes; ações recentes do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações na área da segurança da informação e comunicações.
(2) Tratamento de Incidentes de Segurança na APF: Aperfeiçoamento dos processos de tratamento de incidentes; novos mecanismos de detecção; estudos de caso (Spamdexing, Phishing e análise de malwares); estatísticas do CTIR Gov; análise de tendências; problemas recorrentes.
(3) Análise de malware: Apresentação do projeto de análise de malwares - Ciberis (C5B3R15).
(4) Desafios no tratamento de incidentes: Apresentação dos desafios no tratamento de incidentes de segurança pelo CERT.br.
(5) Projeto “Oráculo”: Apresentação do Projeto Oráculo, que visa à criação de uma Base Nacional de Segurança Cibernética (BNSC). Através desse projeto será possível coletar informações de incidentes de segurança da APF através das ETIR, informações das bases de dados do DPF, além de informações em fontes abertas, incluindo informações na deep web.
(6) Os desafios do CSIRT-SP: Histórico e estrutura do CSIRT-SP; ações do Governo de São Paulo para combater a onda de ataques crescente; estatísticas, resumo e exemplos das principais ocorrências; dificuldades e desafios enfrentados no segmento governamental; participação no Consórcio Brasileiro de Honeypots (CERT-BR) e Honeynets (CTI-Campinas); parcerias com outros grupos especiais; ferramentas desenvolvidas internamente para atender ao CSIRT; ferramentas de Forense Digital para apoio na resposta a incidentes.
(7) Gestão de Incidentes: Aperfeiçoamento dos processos de gestão de incidentes do CTIR Gov, baseado na ferramenta Request Tracker (RT).
-
Informações úteis
Participantes: Órgãos e entidades da APF (Ministérios, Secretarias e Empresas Públicas) e equipes de tratamento de incidentes dos Estados e Distrito Federal (Companhias estaduais de processamento de dados).