Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
[TLP:WHITE]
Atividades maliciosas direcionadas a provedores de serviços e clientes.
1. Análises e relatórios publicados recentemente apresentam um aumento nas atividades cibernéticas maliciosas direcionadas a provedores de serviços, com consequente reflexo nos clientes.
2. O alinhamento estratégico entre clientes e os respectivos provedores de serviços deve priorizar a segurança e proteção dos dados organizacionais. Organizações públicas que contratam provedores de serviços, sejam estes públicos ou privados, devem requerer a implementação das medidas básicas de segurança e de controles operacionais, especificando em contrato que o provedor de serviços implemente as melhores práticas de segurança cibernética com a finalidade de mitigar os riscos de comprometimentos por ataques maliciosos bem sucedidos.
3. Uma relação das recomendações relacionadas ao tema pode ser consultada em:
4. Informações adicionais sobre riscos, ameaças, medidas de segurança e custos relacionados podem ser acessadas em:
5. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta à Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) reforça a necessidade de atenção às medidas de prevenção a ataques cibernéticos citados nos links acima e, em concordância com o previsto no Decreto 10.748/2021, solicita que as entidades responsáveis pelas Equipes de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos Setoriais orientem a constituency de seus respectivos setores sobre o tratado nesta recomendação, de acordo com suas diretrizes e políticas específicas.
6. Recomendamos a todos os Órgãos da Administração Pública Federal a ciência sobre o Decreto 10.748/2021, bem como a consulta aos alertas e recomendações expedidos pelo CTIR Gov, disponíveis em:
Equipe CTIR Gov.
[TLP:WHITE]