Notícias
ALERTA 01/2023
[TLP:CLEAR]
1. Foi identificado aumento no número de ataques de Ransomware contra hypervisors ESXi da empresa VMware. As ações maliciosas exploram as vulnerabilidades descritas nas Common Vulnerabilities and Exposures (CVE) abaixo relacionadas:
- https://nvd.nist.gov/vuln/detail/CVE-2021-21972
- https://nvd.nist.gov/vuln/detail/CVE-2021-21973
- https://nvd.nist.gov/vuln/detail/CVE-2021-21974
2. Usuários mal intencionados que possuam acesso à rede do VMware ESXi podem explorar as vulnerabilidades e executar códigos remotamente, podendo obter acesso indevido a dados sensíveis de conexão e comprometer os sistemas.
3. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) solicita às instituições da Administração Pública Federal (APF) e orienta as demais entidades/instituições que identifiquem sistemas VMware ESXi e vCenter Server vulneráveis sob sua responsabilidade e apliquem as devidas atualizações com a urgência que o caso requer, conforme instruções publicadas em:
4. Além do processo de atualização, o CTIR Gov reforça a necessidade de análise e implementação das ações constantes dos guias de configurações de segurança, que contêm boas práticas para administração do vSphere, disponíveis em:
5. Recomenda-se ainda a avaliação da real necessidade do serviço SLP no VMware ESXi, disponibilizando-o apenas a endereços IP permitidos. Orienta-se desabilitá-lo se não for efetivamente usado, uma vez que o SLP tem sido identificado como vetor inicial de ataques de Ransomware. Maiores informações sobre a desativação do serviço podem ser encontradas em:
6. Solicitamos que as ETIR notifiquem imediatamente o CTIR Gov sobre comprometimentos relacionados a ataques de Ransomware, informando IOC's (Indicadores de Comprometimento) e TTP's (Técnicas, Táticas e Procedimentos).
7. O CTIR Gov ressalta que, de acordo com os artigos 15 e 17 do Decreto Nº 9.637, de 26 de dezembro de 2018, que institui a Política Nacional de Segurança da Informação, cada órgão é responsável pela proteção cibernética de seus ativos de informação. Referência:
8. Os Alertas e Recomendações emitidos pelo CTIR Gov podem ser consultados em:
9. O CTIR Gov adere ao padrão Traffic Light Protocol (TLP), conforme definido pelo Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST):
[TLP:CLEAR]