Notícias
ALERTA 03/2017
1. Descrição do Problema
O software Samba permite a interoperabilidade de compartilhamento de arquivos e de impressoras entre platarformas Microtsoft Windows e outras plataformas, sejam elas UNIX, GNU/Linux, IBM System 390 e outros sistemas operacionais.
Clientes maliciosos podem realizar upload e executar no Servidor Samba códigos por meio de compartilhamentos que permitam escrita. Faz-se necessário, dada a vulnerabilidade identificar nas organizações, os dispositivos embarcados que possuem o Samba instalado.
De acordo com o time que mantem o Samba a vulnerabilidade está presente em todas as versões desde a 3.5.0 (1º de Março de 2010) até as versões anteriores a atualização do dia 24 de Maio de 2017.
2. Possíveis Riscos
O software sem o patch de correção pode ser explorado para comprometer a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações da organização sem necessidade de permissionamento adequado. Em outras palavras, a vulnerabilidade permite:
∙ Acesso às informações da organização;
∙ Modificação não autorizada de qualquer ativo de informação;
∙ Comprometimento de serviços;
3. Sugestão para Mitigação do Problema
Correção do software:
∙ Instalar uma das versões mais atuais do Samba 4.6.4, 4.5.10 ou 4.4.14 que foram disponibilizados para corrigir a falha.
∙ Como alternativa a instalação, aplicar o patch relacionado a esta falha também foi disponibilizado no sítio:
http://www.samba.org/samba/security/
Mitigação:
∙ Caso não seja possível atualizar o software de forma imediata, é recomendável como forma de mitigar o problema a inclusão do seguinte parâmetro, no arquivo de configuração do samba “ smb.conf ”, na seção “ [global] ”:
nt pipe support = no
∙ Após a mudança no arquivo, é necessário reiniciar o serviço “ smbd ”.
Recomenda-se ainda, analise por parte da organização, para cada ativo de informação a necessidade da utilização do Samba. Caso não seja pertinente:
∙ Desativar o serviço “ smbd ”;
∙ Bloquear as portas UDP 137, 138 e TCP 139, 445.
Referências :
∙ http://www.samba.org/samba/security/CVE-2017-7494.html
∙ https://access.redhat.com/security/cve/CVE-2017-7494
Brasília-DF, 25 de maio de 2017.
Equipe do CTIR Gov