Base Legal Comentada
O presente documento consiste em uma coletânea da legislação referente ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI, desde sua criação, objetivando montar um esqueleto da história do CTI a partir da base legal que o instituiu, ou seja, atos legislativos (leis, decretos, portarias, etc.) que demarcaram momentos importantes na trajetória institucional.
O escopo deste trabalho foi levantar a legislação pertinente, apresentando um breve resumo de cada norma ou destacando o que nela fosse de interesse para a história do CTI, mas sem uma análise conjuntural mais detalhada. Pretendeu-se, assim, construir um referencial temporal ou esqueleto que possa auxiliar, posteriormente, o trabalho dos historiadores.
A busca de instrumentos legais relativos às principais mudanças institucionais, teve por foco momentos críticos, como os de criação e de transformações da estrutura organizacional, mudanças nas políticas governamentais e diretrizes. Assim, muitas vezes foi necessário incluir também as mudanças ocorridas no próprio Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, seja porque o CTI também as vivenciou solidariamente, seja para compreender que os fenômenos não foram singulares, mas compartilhados entre diversos órgãos de pesquisa, uma vez que refletiam políticas públicas para a área de C&T no Brasil.
O aparato legal (medidas provisórias, leis, decretos, portarias, etc.) foi coletado, em sua maioria, a partir da norma original publicada, sem as subseqüentes alterações eventuais que a mesma possa ter sofrido, o que pode ser obtido no site da Câmara dos Deputados (https://www.camara.leg.br/). Excepcionalmente, quando houve interesse específico em conhecer as alterações sofridas por alguma norma em particular, ela foi consultada no site da Presidência da República (https://www.planalto.gov.br/).
Nos casos em que a legislação teve origem em uma Medida Provisória posteriormente transformada em Lei e tendo algum Decreto como sua norma complementar, esses instrumentos legais foram agrupados por terem finalidade convergente.
O texto apresenta a legislação em ordem cronológica, agrupada por cada uma das denominações sucessivas atribuídas à instituição.
- Primórdios
- Centro Tecnológico para Informática (CTI) - 1982-1991
- Fundação Centro Tecnológico para Informática (CTI) - 1991-2000
- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) - 2000-2001
- Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) - 2001-2008
- Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) - 2008- atual