Notícias
Programa de acolhimento dos novos servidores do CTI Renato Archer
Em 20 de março de 2025 foram encerradas as atividades de acolhimento dos novos servidores concursados, e que entraram em exercício no CTI Renato Archer.
Ao longo de duas semanas foram proferidas diversas palestras, abrangendo temas de grande interesse para quem assume os cargos públicos, tanto do ponto de vista dos processos internos quanto em relação a assuntos mais específicos, associados à natureza da missão institucional, suas formas de atuação e sua estratégia.
Abrindo essa jornada, a diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, deu as boas-vindas aos novos servidores, compartilhando um pouco de sua trajetória e experiências no instituto. Sua fala trouxe reflexões sobre os desafios e oportunidades da carreira pública, inspirando os recém-chegados nesse novo ciclo profissional.
Em seguida, os servidores participaram de uma palestra motivacional, proferida pela especialista Fabiana Murer, que abordou as habilidades essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, trazendo elementos inspiradores para esse momento de novos desafios e compromissos profissionais.
O Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, Dr. Henrique de Oliveira Miguel, apresentou elementos de grande importância, relacionados a mecanismos de apoio e financiamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento, destacando a Lei de TIC´s, totalmente alinhada com a missão institucional do CTI Renato Archer.
Na mesma linha, o Dr. Felipe Belucci, Coordenador-Geral de Tecnologias Habilitadoras da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, tratou de outros mecanismos de fomento a projetos de PD&I, trazendo estatísticas e outros dados sobre os investimentos do Brasil em políticas públicas de interesse da área de ciência, tecnologia e inovação.
Para tratar da moldura legal que orienta a execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica, a programação do evento contou com a participação do Consultor Jurídico do MCTI, Dr. Leopoldo Gomes Muraro, que deu relevo a elementos essenciais da complexa legislação a ser observada, em especial quanto aos instrumentos jurídicos disponíveis para a sustentar a interação do CTI Renato Archer com outros agentes, públicos ou privados, no país ou no exterior, no esforço de cumprimento de sua missão institucional.
No contexto da vida funcional dos novos servidores, a programação privilegiou palestras para tratar do Plano Setorial de Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, recentemente aprovado pelo MCTI, de ética e aspectos disciplinares, as quais foram proferidas pela Ouvidora do Ministério, Paula Montandon e pela Analista de C&T alocada na Corregedoria, Tereza Gamba. Nessa parte da programação foram privilegiadas também informações sobre os sistemas de Ouvidoria e as ferramentas para promover um ambiente de escuta e de acolhimento, visando estimular um ambiente de trabalho saudável e livre de conflitos.
A programação contou ainda com palestra proferida por representantes da Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais – FUNCATE, fundação privada sem fins lucrativos autorizada a apoiar o CTI Renato Archer na execução de seus projetos e serviços. O Dr. Josiel Urbaninho, Presidente do Conselho Diretor e o Dr. Sidney Carrara, Diretor de Projetos, vieram acompanhados de outros profissionais da entidade, e apresentaram importantes informações sobre a natureza do relacionamento com o CTI Renato Archer e os principais projetos em execução.
Também contamos com a participação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG, igualmente autorizada a atuar em parceria com o CTI Renato Archer. Flávia Costa, Gerente de Negócios e Inovação da entidade, apresentou informações institucionais e os planos para dar andamento às atividades de gestão administrativa, financeira, operacional e patrimonial do Parque Tecnológico CTI-Tec. Luciana Teixeira, Líder de Inovação, e Denys Biaggi, Líder de Novos Negócios, se incumbiram da palestra que tratou da promoção da inovação em Centros de Pesquisa, temas interessantes para aqueles que ingressam numa instituição pública de PD&I.
Importante destacar as palestras sobre temas internos trazendo informações essenciais sobre a instituição, desde a trajetória histórica da Unidade de Pesquisa, sua documentação de natureza estratégica, regimento interno e estrutura organizacional, regras, sistemas e ferramentas para gestão de pessoas, Plano Diretor, Termo de Compromisso de Gestão, instrumentos de avaliação de desempenho institucional e individual, normas internas de segurança de laboratórios, infraestrutura de recursos de TIC e sua governança, política de uso dos laboratórios abertos e gestão do Parque Tecnológico e processos de gestão associados à execução de projetos e à prestação de serviços.
Os novos servidores participaram, ainda, de roteiro de visitas aos laboratórios do CTI Renato Archer, para a apresentação da moderna e complexa infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, acompanhada de informações sobre os projetos de cada área.
Os temas mais específicos do CTI Renato Archer foram enfrentados pela Diretora da instituição, Juliana Daguano e pela Coordenadora Geral de Administração, Paula Ropelo, contando com a colaboração dos seguintes palestrantes:
Ao final do evento o público participante, especialmente os novos servidores, principais destinatários dessa programação, foi unânime em destacar a sua natureza inovadora e os inúmeros benefícios que essa jornada vai trazer para o desempenho profissional de cada um.
Para o CTI Renato Archer e toda a sua equipe, em particular os servidores que participaram mais intensamente dessa atividade, desde a sua fase de planejamento, fica o sentimento de que a Unidade de Pesquisa vai se fortalecer ainda mais com os novos colegas e elevar a imagem da instituição ao patamar que lhe é devido, pelo cumprimento sério e competente de sua missão institucional.



























