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Programa de acolhimento dos novos servidores do CTI Renato Archer

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Publicado em 24/03/2025 00h00 Atualizado em 24/03/2025 13h39

Em 20 de março de 2025 foram encerradas as atividades de acolhimento dos novos servidores concursados, e que entraram em exercício no CTI Renato Archer.

Ao longo de duas semanas foram proferidas diversas palestras, abrangendo temas de grande interesse para quem assume os cargos públicos, tanto do ponto de vista dos processos internos quanto em relação a assuntos mais específicos, associados à natureza da missão institucional, suas formas de atuação e sua estratégia.

Abrindo essa jornada, a diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, deu as boas-vindas aos novos servidores, compartilhando um pouco de sua trajetória e experiências no instituto. Sua fala trouxe reflexões sobre os desafios e oportunidades da carreira pública, inspirando os recém-chegados nesse novo ciclo profissional.

 Juliana Daguano, diretora do CTI Renato Archer
Juliana Daguano, diretora do CTI Renato Archer

Em seguida, os servidores participaram de uma palestra motivacional, proferida pela especialista Fabiana Murer, que abordou as habilidades essenciais para a promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho, trazendo elementos inspiradores para esse momento de novos desafios e compromissos profissionais.

Palestra motivacional
Fabiana Murer Consultoria e Coaching

O Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, Dr. Henrique de Oliveira Miguel, apresentou elementos de grande importância, relacionados a mecanismos de apoio e financiamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento, destacando a Lei de TIC´s, totalmente alinhada com a missão institucional do CTI Renato Archer.

Palestra de Leis de incentivo a inovação
Henrique Miguel, Secretário da SETAD/MCTI

Na mesma linha, o Dr. Felipe Belucci, Coordenador-Geral de Tecnologias Habilitadoras da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, tratou de outros mecanismos de fomento a projetos de PD&I, trazendo estatísticas e outros dados sobre os investimentos do Brasil em políticas públicas de interesse da área de ciência, tecnologia e inovação.

Palestra de Financiamento de projetos de P&D
Felipe Belucci, Coordenador da CGTH/SETEC/MCTI (acesso remoto)

Para tratar da moldura legal que orienta a execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica, a programação do evento contou com a participação do Consultor Jurídico do MCTI, Dr. Leopoldo Gomes Muraro, que deu relevo a elementos essenciais da complexa legislação a ser observada, em especial quanto aos instrumentos jurídicos disponíveis para a sustentar a interação do CTI Renato Archer com outros agentes, públicos ou privados, no país ou no exterior, no esforço de cumprimento de sua missão institucional.

Palestra marco legal de inovação
Leopoldo Gomes Muraro, Consultor Jurídico do MCTI

No contexto da vida funcional dos novos servidores, a programação privilegiou palestras para tratar do Plano Setorial de Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, recentemente aprovado pelo MCTI, de ética e aspectos disciplinares, as quais foram proferidas pela Ouvidora do Ministério, Paula Montandon e pela Analista de C&T alocada na Corregedoria, Tereza Gamba. Nessa parte da programação foram privilegiadas também informações sobre os sistemas de Ouvidoria e as ferramentas para promover um ambiente de escuta e de acolhimento, visando estimular um ambiente de trabalho saudável e livre de conflitos.

Palestra Código de ética do servidor público e infrações disciplinares
Tereza Gamba, Analista da Corregedoria do MCTI
Palestra plano setorial de enfrentamento ao assédio
Paula Montandon, Ouvidora do MCTI

  

A programação contou ainda com palestra proferida por representantes da Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais – FUNCATE, fundação privada sem fins lucrativos autorizada a apoiar o CTI Renato Archer na execução de seus projetos e serviços. O Dr. Josiel Urbaninho, Presidente do Conselho Diretor e o Dr. Sidney Carrara, Diretor de Projetos, vieram acompanhados de outros profissionais da entidade, e apresentaram importantes informações sobre a natureza do relacionamento com o CTI Renato Archer e os principais projetos em execução.

O papel das Funcações de apoio na gestão de projetos e serviços
Josiel Urbaninho, Presidente do Conselho Diretor da FUNCATE
O papel das Funcações de apoio na gestão de projetos e serviços
Sidney Carrara, Diretor de Projetos da FUNCATE

Também contamos com a participação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio – FUNDEPAG, igualmente autorizada a atuar em parceria com o CTI Renato Archer. Flávia Costa, Gerente de Negócios e Inovação da entidade, apresentou informações institucionais e os planos para dar andamento às atividades de gestão administrativa, financeira, operacional e patrimonial do Parque Tecnológico CTI-Tec. Luciana Teixeira, Líder de Inovação, e Denys Biaggi, Líder de Novos Negócios, se incumbiram da palestra que tratou da promoção da inovação em Centros de Pesquisa, temas interessantes para aqueles que ingressam numa instituição pública de PD&I.

Palestra Parque Tecnológico CTI-Tec
Flávia Costa, Gerente de Negócios e Inovação da FUNDEPAG
Palestra sobre promoção da inovação em Centros de Pesquisa
Luciana Teixeira, Líder de Inovação, e Denys Biaggi, Líder de Novos Negócios da FUNDEPAG

Importante destacar as palestras sobre temas internos trazendo informações essenciais sobre a instituição, desde a trajetória histórica da Unidade de Pesquisa, sua documentação de natureza estratégica, regimento interno e estrutura organizacional, regras, sistemas e ferramentas para gestão de pessoas, Plano Diretor, Termo de Compromisso de Gestão, instrumentos de avaliação de desempenho institucional e individual, normas internas de segurança de laboratórios, infraestrutura de recursos de TIC e sua governança, política de uso dos laboratórios abertos e gestão do Parque Tecnológico e processos de gestão associados à execução de projetos e à prestação de serviços.

Os novos servidores participaram, ainda, de roteiro de visitas aos laboratórios do CTI Renato Archer, para a apresentação da moderna e complexa infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, acompanhada de informações sobre os projetos de cada área.

   

Grupo 1
Grupo 1 de novos servidores
Grupo 2
Grupo 2 de novos servidores
Grupo 3
Grupo 3 de novos servidores

Os temas mais específicos do CTI Renato Archer foram enfrentados pela Diretora da instituição, Juliana Daguano e pela Coordenadora Geral de Administração, Paula Ropelo, contando com a colaboração dos seguintes palestrantes:

Ângela Alves – Chefe da Divisão de Infraestrutura Computacional e Sistemas de Informação (a direita) com as pesquisadoras Edgleide Clemente (a esquerda) e Mana Marques (ao centro)
Ângela Alves – Chefe da Divisão de Infraestrutura Computacional e Sistemas de Informação (a direita) com as pesquisadoras Edgleide Clemente (a esquerda) e Mana Marques (ao centro)
Bruna Martins – Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas
Bruna Martins – Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas
Eliana Gomes – Coordenadora da Comissão Permanente de Segurança Laboratorial
Eliana Gomes – Coordenadora da Comissão Permanente de Segurança Laboratorial
Michele Odnicki – Coordenadora de Ambientes e Projetos Institucionais
Michele Odnicki – Coordenadora de Ambientes e Projetos Institucionais
Fernando Ely – Coordenador de Parque Tecnológico e Laboratório Aberto
Fernando Ely – Coordenador de Parque Tecnológico e Laboratório Aberto
Pedro Lyra – Coordenador de Planejamento e Melhorias de Processos
Pedro Lyra – Coordenador de Planejamento e Melhorias de Processos
Giuliano Maiolini – Chefe da Divisão de Montagem, Empacotamento e Integração de Sistemas
Giuliano Maiolini – Chefe da Divisão de Montagem, Empacotamento e Integração de Sistemas
Josué Ramos – Chefe da Divisão de Sistemas Ciberfísicos
Josué Ramos – Chefe da Divisão de Sistemas Ciberfísicos
Luiz Carlos Fabrini Filho – Chefe da Divisão de Planejamento e Análise de Desempenho
Luiz Carlos Fabrini Filho – Chefe da Divisão de Planejamento e Análise de Desempenho
Wellington Melo – Chefe da Divisão de Projetos, Análise e Qualificação de Circuitos Eletrônicos
Wellington Melo – Chefe da Divisão de Projetos, Análise e Qualificação de Circuitos Eletrônicos
Serguei Balachov – Chefe da Divisão de Nano, Microssistemas e Materiais
Serguei Balachov – Chefe da Divisão de Nano, Microssistemas e Materiais
Sérgio Celaschi - Pesquisador
Sérgio Celaschi - Pesquisador
Pedro Lyra – Coordenador de Planejamento e Melhorias de Processos e Vanessa Ferreira – Chefe da Divisão de Gestão, Acompanhamento e Controle da Prestação de Serviços
Pedro Lyra – Coordenador de Planejamento e Melhorias de Processos e Vanessa Ferreira – Chefe da Divisão de Gestão, Acompanhamento e Controle da Prestação de Serviços

Ao final do evento o público participante, especialmente os novos servidores, principais destinatários dessa programação, foi unânime em destacar a sua natureza inovadora e os inúmeros benefícios que essa jornada vai trazer para o desempenho profissional de cada um.

Para o CTI Renato Archer e toda a sua equipe, em particular os servidores que participaram mais intensamente dessa atividade, desde a sua fase de planejamento, fica o sentimento de que a Unidade de Pesquisa vai se fortalecer ainda mais com os novos colegas e elevar a imagem da instituição ao patamar que lhe é devido, pelo cumprimento sério e competente de sua missão institucional.

Diretoria CTI - Da esquerda para a direita: Pedro Lyra, Michele Odnicki, Juliana Daguano, Paula Ropelo, Gilberto Martins, Mônica Berton, Thebano Santos e Fernando Ely
Diretoria CTI - Da esquerda para a direita: Pedro Lyra, Michele Odnicki, Juliana Daguano, Paula Ropelo, Gilberto Martins, Mônica Berton, Thebano Santos e Fernando Ely
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