Notícias
Nota de Pesar
Professor Sérgio Mascarenhas de Oliveira
O CTI Renato Archer expressa profundo pesar pelo falecimento do professor Sérgio Mascarenhas de Oliveira, físico-químico brasileiro que, além de ter desenvolvido pesquisas relevantes em diversas áreas, foi o responsável por trazer um grande desenvolvimento social, científico e tecnológico para o Brasil.
Sérgio Mascarenhas foi o fundador do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (USP), Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (EMBRAPA), cooperou na fundação da Universidade Federal de São Carlos e na criação do curso de Engenharia de Materiais.
Além disso, Mascarenhas fundou e dirigiu a Fundação de Pesquisas Adib Jatene (Instituto Cardiologia Dante Pazzanese - SP); implantou e dirigiu cursos de biofísica e física médica no ICTP (Trieste, Itália) a convite do Prêmio Nobel Abdus Salam.
Amigo próximo de Renato Archer, primeiro ministro de C&T brasileiro, o professor Sérgio contribuiu para a criação do ministério, em 1985, e foi figura marcante nas atividades e ações do CTI ao longo dos anos.
Mensagens:
“Professor Sérgio Mascarenhas foi um exemplo para a pesquisa nacional e um norte na formação de diversos pesquisadores. Já idoso, quando poderia simplesmente usufruir de sua obra, manteve-se ativo, orientando o desenvolvimento de pesquisas e pesquisadores. O CTI teve o privilégio de participar desse legado, tendo apoiado o desenvolvimento de trabalhos orientados pelo Professor. Além disso, sua visão de futuro e entendimento do presente sempre foram muito lúcidos, sendo fonte de inspiração e apoio. O CTI carrega o nome de um ilustre amigo do Professor Sérgio, o também pesquisador Renato Archer, juntos os dois simbolizaram a vitória de uma geração de pesquisadores brasileiros”. (Pedro Noritomi, pesquisador do CTI Renato Archer)