Notícias
Posse dos Novos Servidores do CTI Renato Archer
Vencido um longo trajeto, desde a autorização para a realização do concurso público, o CTI Renato Archer recebeu seus novos servidores e servidoras, nos dias 6 e 7 de março de 2025, em cerimônia de posse e entrada em exercício.
Conferindo a necessária solenidade ao evento, que marca a história da instituição, O CTI Renato Archer passará a contar com mais 3 pesquisadores e 46 tecnologistas em seu quadro de pessoal, quantitativo que representa quase metade da atual força de trabalho.
Na ocasião a Diretora do CTI Renato Archer, Juliana Daguano, proferiu o seu discurso de acolhimento, por meio do qual revelou os traços formadores da instituição, aspectos de sua cultura organizacional, bem como da liberdade intelectual que o ambiente de trabalho, construído ao longo de sua história, confere aos seus servidores e colaboradores. Nesse panorama, em que se reforça o quadro de pesquisadores e tecnologistas, ampliam-se as expectativas quanto à qualidade e relevância dos resultados institucionais, e a velocidade com a qual eles deverão ser atingidos. Encerrou sua fala com palavras de incentivo, realçando a importância do compromisso de cada um com sua função pública.
O Coordenador-Geral de Competências Institucionais, Gilberto Martins, trouxe em suas palavras um testemunho de alguém que, tal como os que ora chegam, também assumiu há poucos dias as suas funções no CTI Renato Archer. Oriundo de uma universidade federal, afirmou sua satisfação em poder contribuir com um centro de pesquisas, cujas operações são muito diversas daquelas que compõem a rotina acadêmica.
Por outro lado, o Coordenador-Geral de Projetos e Serviços, Thebano Emílio de Almeida Santos, proferiu palavras de quem se encontra no CTI Renato Archer há mais de vinte anos, buscando colorir seu pronunciamento com a alegria que esse caminho trouxe para a sua vivência profissional. Valorizando todos os recursos disponíveis no CTI Renato Archer, destacou o entusiasmo que esse cenário proporciona a todos aqueles que pretendem avançar nas atividades de pesquisa científica e tecnológica.
Na sequência, o Coordenador da Comissão Especial, Fernando Ely, constituída para planejar, organizar e acompanhar a realização do concurso público se pronunciou, destacando que o CTI Renato Archer se esforçou para obter um quantitativo de vagas tão expressivo. Salientou que a esse esforço corresponde uma expectativa de igual proporção, já que a instituição enfrenta há muitos anos uma grave redução de sua força de trabalho. Encerrou sua fala desejando sucesso aos novos colegas.
A Coordenadora-Geral de Administração, Paula Ropelo, concentrou sua fala em informações e orientações de natureza administrativa e legal, associadas ao processo de posse e entrada em exercício, dando destaque para as disposições contempladas no Termo de Compromisso assinado pelos novos servidores, no qual estarão consignadas as atividades de natureza geral e específica de cada cargo.
A cerimônia contou ainda com uma mensagem de boas-vindas aos novos servidores, gentilmente enviada pela Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e que foi projetada na cerimônia. Foram palavras de grande impacto para aqueles que iniciam uma nova fase em suas vidas profissionais, desempenhando funções tão nobres para a vida das pessoas. A Ministra aportou em sua fala um convite aos novos servidores no sentido de que eles se empenhem em suas funções com alegria e vigor, perseguindo objetivos cada vez mais relevantes para a sociedade.
Encerradas as providências de natureza administrativa, foram todos convidados a iniciarem o seu itinerário formativo a partir do dia 10 de março, quando será conduzida uma programação de palestras e visitações às instalações técnicas.
O CTI Renato Archer cumprimenta todos os seus novos servidores desejando que suas jornadas sejam coroadas de grande sucesso.











