Notícias
Nota de pesar: Ennio Candotti
O CTI Renato Archer expressa profundo pesar pelo falecimento do fundador e diretor-geral do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, aos 81 anos de idade, no dia 06 de dezembro de 2023. Nascido na Itália, Ennio Candotti emigrou para São Paulo ainda menino, em 1951, dedicando-se ao exercício e à divulgação da ciência no país. Formou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1964, atuou como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 1974 a 1996 e foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Candotti possuía especializações em Relatividade pela Università degli Studi di Pisa (Itália), em Física Matemática pela Ludwig-Maximilians Universität München (Alemanha) e em Sistemas Dinâmicos pela Università degli Studi di Napoli (Itália).
Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1989 a 1993 e, posteriormente, de 2003 a 2007. Esteve entre os fundadores das revistas Ciência Hoje e Ciência das Crianças, assim como da versão argentina, Ciência Hoy.
Em 1999, recebeu o prêmio Kalinga, da Unesco, por sua contribuição à popularização da ciência.
Candotti sempre foi reconhecido por seu comprometimento com o desenvolvimento científico brasileiro, por seu humanismo e por seu amor pela floresta amazônica.
O velório de Ennio Candotti acontecerá no dia 08 de dezembro, no Museu da Amazônia (MUSA), na cidade de Manaus (AM).
(Com informações do G1 e do MUSA)