Notícias
CTI participa da cerimônia de abertura do Space Studies Program 2023
No dia 26 de julho, o CTI Renato Archer participou da abertura do Space Studies Program 2023 (SSP), evento organizado pela International Space University (ISU) e que é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, já que oferece o mais importante e completo programa de treinamento do setor. O evento aconteceu no Parque Tecnológico de São José dos Campos e foi retransmitido ao vivo pelo canal oficial da ISU no Youtube.
O pesquisador do CTI, Saulo Finco, representou a Unidade de Pesquisa na cerimônia de abertura do evento, junto com autoridades locais, estaduais e nacionais, além dos principais diretores da ISU, como a presidente e astrofísica austríaca, Pascale Ehrenfreund.
A cerimônia de abertura foi realizada em tom de boas-vindas a todos os participantes, entre eles cerca de 100 estudantes de 29 países inscritos para o programa. Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, está será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
O INPE e ITA em conjunto com a Prefeitura de São José estão sediando o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.
“A nomeação do Brasil como sede desta edição do programa é um reconhecimento do trabalho que o país está desenvolvendo na área aeroespacial, destacando a importância das pesquisas do CTI, INPE, AEB e outras instituições de pesquisa do Brasil, como fundamentais para a estruturação deste segmento industrial no país”, ressalta o pesquisador Saulo Finco.
- Sobre o Space Studies Program
O SSP (Space Studies Program) é um evento organizado pela ISU (International Space University). Ele é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor. É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico. Desde 1988, em 34 anos de existência, o SSP já formou 5.400 alunos de 110 países diferentes.