Notícias
CTI estreita parceria em nanomateriais funcionais e energia com UFSC-Araranguá
Desde 2015, o CTI Renato Archer estabeleceu parceria com o Laboratório de Materiais Funcionais (LMF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Araranguá) para o desenvolvimento de novos materiais e aplicações em energia solar fotovoltaica, armazenamento e eletrônica têxtil. As equipes das duas instituições participam de diversos projetos em colaboração, incluindo o INCT-Namitec e chamadas específicas do setor elétrico.
Como resultado mais recente dessa parceria sinérgica, o aluno curso de Pós-graduação em Engenharia de Energia da UFSC, Antonio Chepluki, defendeu na última terça-feira (26) uma dissertação de mestrado sobre o desenvolvimento de Concentradores Solares luminescentes (LSC) utilizando materiais graphene-like. Durante a pesquisa desenvolvida por Chepluki na UFSC e no CTI, protótipos de LSC foram concebidos, fabricados e avaliados em condições reais de uso, sob irradiação solar. Dados coletados indicaram uma eficiência de concentração de luz 10x maior comparativamente ao protótipo não dopado com nanomaterial, indicando grande potencial de aplicação em janelas fotovoltaicas e estufas inteligentes.
Concentradores solares luminescentes: A tecnologia LSC funciona capturando a radiação solar incidente, convertendo o espectro para uma banda de interesse e concentrando a luz por reflexão interna total (TIR) até a borda do LSC, onde célula solares fotovoltaicas (PV) são posicionadas. Um LSC fotovoltaico é um componente adequado para fachadas e sistemas BIPV (Build integrated photovoltaics) permitindo que os edifícios sejam geradores positivos de energia ou alcancem consumo de energia com carbono zero.