Conselho Técnico Científico
O Conselho Técnico Científico é um órgão colegiado previsto no Regimento Interno do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e tem como função primária a orientação e o assessoramento ao Diretor no planejamento das atividades científicas e tecnológicas da Unidade de Pesquisa. Existem ainda atividades específicas que cabem ao CTC como, por exemplo: apreciar e supervisionar a implementação da política científica e tecnológica e suas prioridades; pronunciar-se sobre documentos institucionais que lhe sejam submetidos; avaliar resultados dos programas, projetos e atividades implementados; acompanhar o cumprimento do Termo de Compromisso de Gestão (TCG) pactuado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; apreciar e opinar a respeito de matérias que lhe forem submetidas pelo Diretor do CTI.
No primeiro semestre de 2020, o MCTI publicou portaria designando os novos membros do Conselho Técnico-Científico do CTI (CTC), indicados pela gestão atual da instituição. Desde então, o grupo tem se reunido semestralmente, ou quando necessário, para assessorar a Diretoria do CTI na construção de estratégias que assegurem que a instituição alcance seus objetivos em relação ao País e à sociedade.
O novo Conselho Técnico-Científico do CTI é formado por profissionais de renome nacional e internacional, que atuam em áreas da ciência e tecnologia aderentes aos propósitos atuais da instituição. Desse modo, apoiam a Diretoria no esforço de resgatar o reconhecimento da Unidade de Pesquisa e de lançar um olhar especial para o futuro, com eficiência e produtividade.
Além dos membros natos do CTC, Jorge Vicente Lopes da Silva (Diretor do CTI e Presidente do Conselho), Juliana Daguano (Coordenadora Geral de Projetos e Serviços), Ronaldo Luiz Dias Cereda (Coordenador Geral de Competências Institucionais) e Paula Germana Ropelo (Coordenadora Geral de Administração), são conselheiros do CTC do CTI Renato Archer:
Prof. Dr. Adalberto Fazzio
Professor aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Dr. Fernando Cosme Rizzo Assunção
Presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (2003), da Academia Pan Americana de Engenharia (2008) e da Academia Nacional de Engenharia (2011). Ocupou o cargo de Diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
Prof. Dr. Arthur João Catto
Executivo de Pesquisa e Inovação do Instituto Eldorado e professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi diretor do CTI Renato Archer.
Prof. Dr. Fernando Cendes
Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). É membro associado da American Academy of Neurology e da American Epilepsy Society.
Dr. Rodrigo Bonacin
Tecnologista sênior do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) e professor do programa de mestrado em ciência da computação da UNIFACCAMP. Exerce a função de chefe da DIMEC (Divisão de Metodologias da Computação) e coordena do programa PIBIC no CTI.
Prof. Dr. Jacobus Willibrordus Swart
Consultor na JW Swart, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), representante do IMEC Brazil. Professor aposentado da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp e ex-diretor do CTI .
Prof. Dr. Jefferson de Oliveira Gomes
Diretor-Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e professor do Centro de Competência em Manufatura, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ ITA.
Documentos: