Notícias
Nota da CNEN sobre vazamento na usina de Angra
No dia 30/09/2022 a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) recebeu informação, através do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sobre a liberação de água supostamente contaminada na região da Central Nuclear em Angra dos Reis. Prontamente a equipe residente realizou uma inspeção e coletou amostras no local, com os resultados indicando a presença de radionuclídeos artificiais em níveis que não representavam qualquer risco à população e ou ao meio ambiente.
O evento ocorreu em 16/09/2022 e ambos os órgãos solicitaram apoio da CNEN para avaliação da situação. A inspetoria residente, apesar de não ter recebido a notificação da operadora até então – Eletrobrás/ Eletronuclear – atuou prontamente para apurar o ocorrido, inclusive com o envio imediato ao local de três equipes de inspeção para a avaliação da ocorrência.
O resultado das inspeções realizadas evidenciou que, durante uma operação de rotina de recirculação e purificação de água de operação, ocorreu a falha de uma válvula de isolamento, propiciando a liberação de um volume de água para o canal de descarga da usina, estimado em, no máximo, 90 litros. Foram coletadas amostras de água do mar em dois locais do Canal Sul e somente no ponto onde ocorreu a liberação foram detectados radionuclídeos. Por fim, a CNEN notificou o operador que eventos dessa natureza devem sempre ser prontamente reportados à Instituição e permanece acompanhando a situação.
Texto: CNEN