Notícias
IRD comemora 51 anos
Hoje, dia 21/03, o IRD completa 51 anos de sua fundação e, para comemorar a data, será organizada uma solenidade no auditório Rex Nazaré Alves, na instituição, às 10 horas. Serão homenageados servidores com mais de 45 anos de serviços prestados à instituição e ex-dirigentes, por sua contribuição à história do IRD. Estarão presentes para receber a distinção Anna Maria Campos de Araújo, Eliana Amaral e José Marcus Godoy.
Na sequência, a pesquisadora da Divisão de Física Médica do IRD Ana Cristina Murta Dovales profere palestra sobre uso, benefícios e riscos dos diagnósticos médicos por imagem. Serão abordados os benefícios desses procedimentos, assim como os efeitos biológicos e potenciais riscos à saúde resultantes da exposição à radiação. Após a apresentação, que encerra a solenidade comemorativa, haverá uma confraternização.
No dia 22/03, quarta-feira, o pesquisador do IEN Cláudio Márcio do Nascimento Pereira profere palestra sobre a evolução da inteligência artificial e suas diversas aplicações na solução de problemas na área nuclear. Serão abordadas aplicações em IA em projeto, operação e segurança de reatores; conjuntamente com aplicações de técnicas nucleares e em problemas relacionados ao meio ambiente, entre outros.
No dia 23/03, quinta-feira, a exibição do filme Síndrome da China, produção de 1979 ganhadora de quatro Oscars que retrata um acontecimento irregular em uma usina nuclear e uma investigação em busca dos fatos. Uma introdução ao filme e uma discussão após a exibição será conduzida por Raul dos Santos, chefe da Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares do IRD. O filme é anterior ao acidente nuclear de Three Miles Island, nos Estados Unidos.
Todas as atividades acontecem no auditório Rex Nazaré Alves. O IRD fica na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na Avenida Salvador Allende, 3.773.
Texto: Ascom/IRD