Notícias
CRCN-NE/CNEN parabeniza vencedora do Prêmio CAPES Futuras Cientistas
Publicado em
25/10/2024 18h00
O CRCN/-NE/CNEN parabeniza a estudante Maria Clara Souza Silva por ter conquistado o Prêmio CAPES Futuras Cientistas – Edição 2024 na categoria Alunas, representando o estado de Pernambuco. Ela desenvolveu as atividades que lhe renderam a premiação em nossos laboratórios, sob a orientação da pesquisadora Vivianne Lúcia Bormann de Souza. “Estou muito feliz em receber o prêmio CAPES Futuras Cientistas como aluna representante de Pernambuco. Essa conquista, especialmente no início da minha jornada na ciência, é extremamente significativa para mim. O programa Futuras Cientistas mudou a minha vida, pois foi a partir da imersão científica que decidi a área em que desejo atuar”, conta.
Para Maria Clara, a premiação foi uma surpresa. “mas sigo uma filosofia que me impulsiona a tentar alcançar meus objetivos, por mais difíceis que pareçam: ‘o não eu já tenho; vou atrás do sim’. Foi tentando que fui admitida no programa, que passei no vestibular e que conquistei este prêmio. Representar Pernambuco é um grande orgulho para mim, e essa conquista é um marco importante na minha história.”
A estudante acrescenta: “Esse prêmio é ainda mais especial porque mostra que Deus está cuidando de tudo, que Ele tem planos ainda desconhecidos por mim, mas que são incríveis, e também por ser o reflexo de um esforço que não é apenas meu, mas da minha família. Eles enfrentaram muitas dificuldades, e estou muito feliz por poder honrar a confiança que depositaram em mim. A educação realmente tem o poder de transformar realidades, e isso me enche de esperança. Estou animada para continuar contribuindo na área da ciência e ver onde essa jornada me levará”.
O Futuras Cientistas, que existe há dez anos, é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE). O Prêmio CAPES Futuras Cientistas vive, em 2024, sua primeira edição. Em todo o país, 14 meninas foram contempladas na categoria Alunas, sendo seis do Nordeste, duas do Sudeste, duas do Norte, três do Centro-Oeste e uma da região Sul.
O CRCN-NE/CNEN destaca a importância de um programa como este para o Brasil e salienta que está sempre de portas abertas para as futuras cientistas.