Notícias
CRCN-NE/CNEN inaugura Laboratório de Microscopia Automatizada
O Laboratório de Dosimetria Biológica do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (LDB/CRCN-NE/CNEN) inaugura, no próximo dia 04 de novembro, o seu Laboratório de Microscopia Automatizada (LMA). O LBD/CRCN-NE/CNEN foi um dos laboratórios da Rede Latino Americana de Dosimetria Biológica (LBDNet) a ser contemplado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) com um sistema de microscopia automatizado de escaneamento e digitalização de metáfases e detecção de dicêntricos (alteração citogenética considerada “padrão ouro” na dosimetria biológica).
Como em uma emergência radiológica o tempo se torna de extrema importância, este equipamento possibilitará análises mais rápidas e, consequentemente, definições de valores de dose absorvida num intervalo de tempo mais curto. Utilizando um microscópio manual, uma lâmina seria analisada em 1-2h, neste sistema pode ser analisada em 30-40min.
Assim, o LDB/CRCN-NE/CNEN se torna o único laboratório do Nordeste com um equipamento deste porte para esta finalidade. “Vale ressaltar que, apesar de extrema importância em atendimento a acidentes radiológicos ou nucleares, este sistema automatizado também irá contribuir em pesquisas, não só do CRCN-NE/CNEN, mas também das instituições parceiras, acelerando as análises e, consequentemente, os resultados dos estudos em andamento”, disse a pesquisadora e coordenadora do laboratório, Fabiana Lima.
As exposições ocupacionais, médicas ou acidentais de células e tecidos às radiações ionizantes resultam em diversas repostas biológicas, como a produção de alterações bioquímicas e genéticas temporárias ou permanentes. Essas alterações podem produzir efeitos deletérios para a saúde humana. A dosimetria biológica surge, então, com o objetivo de estimar a dose absorvida pelos indivíduos devido à exposição à radiação ionizante por meio da frequência de alterações cromossômicas. Isto se torna importante para fornecer informações quanto ao prognóstico do indivíduo exposto, bem como direcionar o planejamento terapêutico.