Notícias
Evento
Começa Stand Up for Nuclear 2020
Começou o mês do Stand Up For Nuclear em todo o mundo e o CRCN-NE apoia a iniciativa de divulgação da área nuclear ao redor do planeta. No Brasil, o dia 26 de setembro foi escolhido para a mobilização nacional. A seguir, confira mais informações do perfil oficial do evento:
"O Stand Up For Nuclear é uma iniciativa anual empreendida por um grupo composto por diversas organizações ativistas pró-nuclear/meio ambiente, com o objetivo de desmistificar e promover a área nuclear ao redor do mundo. Nas edições anteriores, em uma data específica, grupos de pessoas se reuniram em espaços públicos de diversas cidades para conversar sobre o tema e sua importância - sempre de uma forma interativa, divertida e educativa. Esse ano, devido à pandemia, o evento acontecerá de forma virtual e não será concentrado em apenas um dia, mas ocorrerá ao longo de todo o mês de setembro. Assim, cada país atuará em uma data específica no mês. Essa é a primeira vez que o Brasil participa da iniciativa, e a data da mobilização no país será o dia 26 de setembro.
Uma outra particularidade dessa edição é que, na América Latina, fez-se um esforço para que o evento fosse coordenado por mulheres. Atualmente, há um movimento de fortalecimento das mulheres na área nuclear na América Latina, principalmente no contexto de um projeto regional da Agência Internacional de Energia Atômica-ARCAL. A contraparte brasileira desse projeto, Danila Dias, que também é a atual vice-presidente do WiN Brasil (Women in Nuclear Brasil), foi convidada a coordenar a campanha no Brasil, e o está fazendo com o apoio de outras WiNners.
No dia 26 de setembro, estaremos presentes nas redes sociais com vídeos, lives, conversas, e o que for possível. Até lá, estaremos por aqui com muita informação!
Cada país tem a liberdade de alinhar uma temática/narrativa que se adapte à sua realidade. Acreditamos que os brasileiros precisam urgentemente de mensagens positivas e de mais informações sobre temas como ciência, energia, radiações, etc. Por isso, a proposta é que a campanha nacional possa esclarecer conceitos básicos, mas em um formato leve, criativo e simples. Nós queremos mostrar que a tecnologia nuclear está mais presente na nossa vida do que imaginamos, ou seja: NUCLEAR É Pop!"