Notícias
CGU participa de seminário do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina
Corregedor-geral, Ricardo Wagner, conselheiro Aderson Flores e a chefe da Corregedoria do TCE/SC, Isabel Bacelar
A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, no dia 20 de maio, do seminário “Denúncia: do recebimento à conclusão da apuração”, organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). O objetivo foi fomentar a melhoria da atuação do gestor ao tomar ciência de uma irregularidade, principalmente quando denunciada pelo cidadão, especialmente em períodos eleitorais. O evento recebeu agentes públicos municipais lotados em ouvidorias, corregedorias, comissões de ética e unidades de controle interno.
O corregedor-geral da União, Ricardo Wagner, proferiu palestra sobre “O Direito Administrativo Disciplinar como ferramenta de gestão: desafios e perspectivas”. A programação trouxe, ainda, as oficinas: “Recebimento e Tratamento de denúncias (tipologia, sigilo, análise, resposta conclusiva da ouvidoria e resolutividade)”, com a auditora Rosemary Zucareli, do NAOP/SC; “Gestão e Execução das atividades correcionais”, com o coordenador-geral de Modernização da CRG, Daniel Pelles; e “Apuração de denúncias: PAD e TAC”, com Bernardo Correa Cardoso Coelho, da Coordenação-Geral de Uniformização de Entendimentos (CGUNE/DICOR).
A superintendente da Controladoria Regional da União em Santa Catarina, Patrícia Maria Quintanilha, também presente ao seminário, observou que a
grande finalidade dos órgãos de controle e das atividades de correição é a melhoria dos serviços públicos prestados à população,buscando fortalecer as práticas de transparência e responsabilidade na administração pública.Adesão
Na ocasião, foi realizada adesão da Corte de Contas catarinense ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor) e ao sistema e-PAD. O termo foi assinado pelo conselheiro Aderson Flores, pelo corregedor-geral da União, Ricardo Wagner, e pela chefe em exercício da Corregedoria-Geral do TCE/SC, Isabel Bacelar de Vasconcelos Apel.