Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
CRG-MM
A 3ª rodada trouxe melhorias inspiradas nas rodadas anteriores, realizadas em 2020 e 2022, respectivamente. O destaque foi para a realização da autoavaliação diretamente no sistema e-AUD e a visualização dos resultados individuais no Power BI. Por meio da autoavaliação, as unidades de correição puderam identificar pontos importantes para implementar e racionalizar os processos de trabalho, além de estruturar sua evolução contínua.
O modelo do CRGMM foi dividido em cinco níveis de maturidade, os quais se estruturam internamente por meio de KPA (macroprocessos-chave), que estabeleceram as práticas a serem implementadas e institucionalizadas com o objetivo de alcançar padrões de performance definidos como meta. Os KPA, por sua vez, foram divididos em atividades específicas e essenciais que construíram tematicamente o macroprocesso.
Durante 2024, foram realizadas oficinas semanais de orientação sobre o Modelo de Maturidade, divididas em 17 encontros realizados entre abril e junho com todas as unidades do Sistema de Correição (SisCor). Tais eventos colaboraram tanto para o esclarecimento de dúvidas formais sobre o processo de preenchimento da autoavaliação no sistema e-Aud, quanto, e principalmente, para proporcionar um ambiente de cooperação mútua, com esclarecimentos e debates sobre a temática da maturidade correcional.
Nesse mesmo período foram disponibilizados às Unidades do SisCor, no Portal da CRG, materiais teóricos sobre as autoavaliações e sobre ações de gestão relacionadas ao incremento da maturidade correcional.
Durante os trabalhos, a equipe da CRG montou um “balcão de atendimento” do CRG-MM, por meio do qual foi possível às unidades setoriais agendarem horários individualizados para dirimir dúvidas sobre a utilização do Sistema e-CGU.
O maior destaque da 3ª rodada do CRG-MM, entretanto, advém da relevante participação das unidades de correição no processo: 217 participantes de um total de 257 unidades do SisCor, o que totalizou expressivo percentual de 84,4% do Sistema.
Para realizar as verificações, a equipe do CRG-MM analisou cerca de 39 mil documentos anexados nas mais de 9 mil atividades de autoavaliação preenchidas pelas unidades participantes, com os seguintes resultados:
2 unidades atingiram o nível 5 de maturidade;
2 unidades atingiram o nível 4;
20 unidades atingiram o nível 3;
34 unidades atingiram o nível 2; e
159 unidades foram avaliadas como nível 1 de maturidade correcional;
No dia 13 de fevereiro, será anunciado o resultado das avaliações a órgãos e entidades do SisCor, por meio de uma live.
Para 2025, há previsão de realização de oficinas de boas práticas e estímulo à construção de Planos de Ação pelas unidades do SisCor, para fomento à evolução da maturidade correcional – sem perder de vista a necessária preparação, por parte da CRG, para os desafios de se estruturar a próxima rodada de Autoavaliação em 2026.