Notícias
CRG lança 3ª versão do referencial técnico do Modelo de Maturidade Correcional
5 níveis, os quais se estruturam internamente por meio de KPAs, que estabelecem práticas a serem implementadas
A 3ª versão do Referencial Técnico do Modelo de Maturidade Correcional (CRG-MM) foi lançada no mês de maio, expondo sua lógica de concepção, a estrutura, importância, os fundamentos teóricos utilizados para construção de tal paradigma, até seus elementos constitutivos.
O modelo foi desenvolvido para possibilitar a avaliação do grau de maturidade correcional de órgãos e entidades da administração pública federal. A partir da autoavaliação do respectivo nível de maturidade, a unidade se torna capaz de identificar os passos necessários para implementar os processos de trabalho e para adotar boas práticas para estruturar sua evolução contínua.
Nessa terceira versão, foram implementadas melhorias, idealizadas a partir de contribuições e reflexões das 1ª e 2ª rodadas de autoavaliação, em 2020 e 2022; alterações normativas e utilização de novas tecnologias da informação, com destaque para maior usabilidade da avaliação no sistema EAUD e visualização dos resultados individuais no Power BI.
O modelo permanece dividido em cinco níveis de maturidade, os quais se estruturam internamente por meio de KPAs (macroprocessos-chave), que estabelecem as práticas a serem implementadas e institucionalizadas com o objetivo de alcançar padrões de performance definidos como meta.
Atualmente, o projeto está na fase de realização de oficinas semanais para orientação sobre o Modelo de Maturidade, visando orientar o processo de preenchimento da autoavaliação no sistema e-Aud pelas unidades setoriais de correição, com previsão de início em julho de 2024.