Imprensa
Assessoria de Comunicação
Aviso de Pauta: 3/12/24
Aberto credenciamento de imprensa para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Para se credenciar é necessário preencher formulário de inscrição até as 15h desta quinta-feira, dia 5 de dezembro
Está aberto o credenciamento para os profissionais de imprensa que irão cobrir a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ª CNGTES), que será realizada entre os dias 10 a 13 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES.
Neste ano, a 4ª CNGTES mobilizou todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde. Mais de 10 mil pessoas, de todo o Brasil, participaram das 27 conferências estaduais e distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Os eventos, promovidos pelos respectivos conselhos e secretarias de Saúde, marcaram a conclusão de um movimento iniciado em 10 de junho, no Mato Grosso, e encerrado em 27 de setembro, em Roraima.
Contexto
A 4ª CNGTES é realizada sob um contexto histórico no Brasil, após uma série de ações que desrespeitam os direitos trabalhistas e promovem o enfraquecimento das ações de educação em Saúde. Soma-se a isso, o impacto da pandemia de Covid-19 e sua repercussão direta no mercado de trabalho, com aumento de desemprego e ampliação das vulnerabilidades das trabalhadoras e trabalhadores, ampliando a desproteção social e submetendo-as a condições de trabalho, por vezes, inaceitáveis.
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) aponta que há atualmente no Brasil mais de 3 milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS. Deste total, 75% são mulheres, 47% possuem curso superior e a faixa etária média para ambos os gêneros é de 40 a 44 anos de idade. Em todas as cinco regiões, quem lidera o ranking de maior número de pessoas empregadas são os técnicos em enfermagem, ao todo, 769.203.
A 4ª CNGTES possui três eixos:
Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
Credenciamento de Imprensa
Para se credenciar é necessário preencher este formulário até o dia 5 de dezembro às 15h.
Serviço
4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Data: 10 a 13 de dezembro
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 - Asa Sul, Brasília - DF
Acesse artes e materiais do evento
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma série de materiais de comunicação que podem ser utilizados. Todos os ítens produzidos estão disponibilizados em uma página exclusiva no site oficial da entidade, em que você fica por dentro de tudo que acontece na 4ª CNGTES e ainda pode acessar, baixar e compartilhar artes, materiais e documentos referentes à Conferência.
Confira o hotsite 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Programação
Público em geral
- Telefone: (61) 3315-2150/3821
Assessoria de imprensa
- Telefone: (61) 3315-3135
- Telefone: (61) 99872-1367 (WhatsApp)
- E-mail: comunicacns@gmail.com