Notícias
Reunião Ordinária CNS
População em situação de rua: Falta de acesso à saúde e moradia são debatidos na reunião ordinária
Foto: Giorgia Prates / Brasil de Fato Paraná
A dificuldade de acesso à saúde é um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas em situação de rua. Nos dias 12 e 13 de março, em Brasília, representantes desta população se reuniram na 364ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para debater o melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento de políticas públicas de saúde voltadas para esse público.
Entre os temas debatidos no encontro, foi destacada a necessidade de criação de programas de habitação, de inclusão social e ações para melhorar a saúde, a qualidade de vida e a garantia da dignidade a este público. “Não estamos na rua por que queremos. Às pessoas em situação de rua é negada a garantia de viver, de estudar, de trabalhar”, disse o conselheiro nacional e saúde pelo Movimento Nacional PopRua, Vanilson Torres.
A insegurança alimentar também está entre as preocupações das pessoas que vivem nas ruas. "O que se oferta à população em situação de rua são bolachas e suquinhos.", afirma Veridiana Machado, assessora técnica do Núcleo de Equidades da Prefeitura de Porto Alegre (RS). "Também é fundamental olhar para o racismo que existe já que a maioria destas pessoas é negra e parda”, completa.
Os participantes também discutiram a importância e melhorias necessárias para a estratégia Consultório na Rua, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, ofertando atendimento médico e psicológico e atenção integral à saúde para esse grupo populacional.
Também debateram a necessidade de qualificar a formação de agentes de saúde para atendimento à população. O encontro contou com a presença de representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), especialistas em saúde coletiva, pesquisadores e gestores.
Ascom CNS com informações do Ministério da Saúde