Notícias
Interseccionalidades na Saúde
Cismu/CNS realiza Seminário sobre Misoginia, Masculinidades e Saúde das Mulheres
Foto: Divulgação/EBC
A Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher do Conselho Nacional de Saúde realiza nos dias 27 e 28 de novembro, na sede da Fiocruz Brasília, o Seminário sobre Misoginia, Masculinidades e Saúde das Mulheres.
A atividade tem por objetivos apresentar e discutir os conceitos de masculinidades, patriarcado, misoginia e machismo estrutural; promover a reflexão e conscientização sobre as questões de gênero que impactam a saúde das mulheres, resgatando também a perspectiva de acesso integral à saúde para mulheres vivendo com HIV/AIDS e, por fim, reafirmar a importância do controle social do SUS.
A programação inicia a partir das 9h, no dia 27, quarta-feira, com a abertura seguida da primeira mesa temática: “Desafios do SUS para um atendimento integral e equânime na promoção, prevenção e tratamento nas redes de atenção à saúde”. No período vespertino, o debate proposto pela segunda mesa será sobre “O Patriarcado e as consequências para as mulheres vivendo com HIV/AIDS”.
Também estão previstas mais duas mesas temáticas no dia 28, quinta-feira. A partir das 9h, o “Patriarcado, Masculinidades e os efeitos para a saúde das Mulheres” será a pauta discutida na mesa 1. No período vespertino a “Participação social e os desafios para a construção de novas masculinidades” fecha a programação do evento.
O seminário é presencial e virtual (via Zoom). As inscrições podem ser realizadas aqui, até o dia 25 de novembro, segunda-feira. As vagas são limitadas.
Inscreva-se e participe!
Serviço:
Seminário sobre Misoginia, Masculinidades e Saúde das Mulheres.
Data: 27 e 28 de novembro
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h30
Local: Fiocruz Brasília, Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília. Bloco Educacional.
Ascom
Conselho Nacional de Saúde