Notícias
CNS
Live: 4ª CNGTES - O Brasil quer cuidar de quem cuida das pessoas
Foto: CNS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na saúde (SGTES), promovem na próxima terça (21/05) uma live em função da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). A live “4ª CNGTES - O Brasil quer cuidar de quem cuida das pessoas” contará com representantes de trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater a situação do trabalho em saúde no Brasil. O evento será transmitido pelo Youtube do CNS, a partir das 11h.
O objetivo da atividade é ampliar a discussão em torno da educação e do trabalho em saúde voltados para as necessidades do SUS e da população, debatendo o papel da participação social e da construção coletiva na promoção do cuidado. A live busca ainda pautar como os usuários do SUS podem contribuir com a Conferência, compartilhando suas experiências, demandas e sugestões para melhoria do sistema.
Participarão do debate a secretaria da SGTES, Isabela Cardoso, representando o segmento gestor, as conselheiras Fernanda Magano e Francisca Valda, pelo segmento de trabalhadores, e o coordenador do Movimento Nacional da População de Rua do Distrito Federal (MNPR), Kleidson Oliveira, pelos usuários do SUS.
Para Isabela Pinto, a participação social é imprescindível para garantir legitimidade às ações que movem as políticas públicas. “A volta da democracia nesse país produz oportunidades, como a nossa 4ª CNGTES, um espaço de diálogo, de ideias e de propostas para as pessoas que fazem o SUS acontecer."
Já a conselheira Fernanda Magano, afirma que o debate sobre a gestão do trabalho e educação em saúde é fundamental. “Isso reflete no cuidado que a população brasileira precisa e merece. Um SUS equânime, integral e de qualidade. Convidamos a todos para que participem das etapas municipais para construção conjunta de um SUS melhor”.
As etapas municipais da 4ª CNGTES estão em curso em todo Brasil, configurando um importante momento de diálogo e formulação das diretrizes da gestão do trabalho e da educação em saúde. As propostas elencadas nesta fase da conferência, que vai até o final de junho, serão debatidas nas etapas estaduais da 4ª CNGTES, que somadas ao resultado das Conferências Livres Nacionais irão compor o conjunto de proposições que serão levadas a etapa nacional, de 10 a 13/12 de 2024, em Brasília.
Acesse a transmissão no Youtube
Confira a página da 4ª CNGTES com todos os documentos relativos à Conferência
Ascom CNS