Notícias
CNS
CNS participa de Seminário de Articulação dos Projetos de Gestão do Trabalho na Saúde
Foto: CNS
A conselheira nacional de saúde Fernanda Magano representou o Presidente do CNS, Fernando Pigatto, na mesa de abertura do "Seminário de Articulação dos Projetos de Gestão do Trabalho na Saúde", promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), na última terça-feira, 23 de abril, em Brasília, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Na ocasião, Fernanda reforçou o apoio e parceria entre Opas e CNS, com destaque para a organização da delegação brasileira durante a 77ª Assembleia Mundial da Saúde, a ser realizada no final de maio, em Genebra (Suíça). Para marcar a presença do controle social na Assembleia Mundial, o CNS está articulado um Ato em homenagem às trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde durante o evento “o que dará cada vez mais reconhecimento e visibilidade ao controle social em saúde”, afirmou a conselheira.
Para Fernanda, debater temas relacionados à força de trabalho em saúde levantam naturalmente questões de difícil enfrentamento e que precisam ser pensadas de forma articulada, a fim de atenuar problemas importantes como, por exemplo, a carreiras, pisos salariais, jornadas de trabalho, dentre outros ponto, considerando os vários Projetos de Lei que tramitam no Poder Legislativo. A conselheira rememorou que a Carreira Única Interfederativa é uma das propostas aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Os encaminhamentos proporcionados durante o Seminário servirão como subsídios para os debates da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ªCNGTES), que está em andamento e terá a sua etapa nacional em dezembro de 2024.